segunda-feira, 25 de junho de 2018

Erdogan vence, e a democracia perde


                              
    
        O resultado das eleições, apesar do otimismo da imprensa inglesa, não foi bom para o campo democrático. O homem forte de Âncara serviu-se muito bem desse pleito, se colocarmos a questão turca no ponto de vista de Erdogan. Ao contrário de o que muitos esperavam, o presidente turco não sai enfraquecido dessa eleição.
         Houve um sensível endurecimento do regime, agora corroborado pelos eleitores. O parlamentarismo - que é sempre uma defesa das minorias - se vê afastado, sendo substituído pelo presidencialismo, que pode amoldar-se à maravilha às características da ordem autoritária.

         Na sua caminhada, depois do golpe de junho de 2016, os cárceres e os calabouços da Turquia se encheram de alegados partidários do suposto inimigo, o clérigo Fethullah Gulen - que vive no leste dos Estados Unidos - de Erdogan e a eleição deste fim de semana em nada contribui para tornar menos opressa a atmosfera naquele país.
          Praticamente apurada a totalidade das urnas, Recep Tayyip Erdogan obtém 52,59%  dos sufrágios, o oposicionista Muharrem Ince 30,76%, o curdo Selahattin Demirtas, 8,15% (os dois últimos de esquerda), e Meral Aksener, 7,41%, conservadora de extrema-direita.
           Muharrem Ince, que encabeça o maior partido de oposição, embora não confirme oficialmente a eleição - não considerou justas as condições da competição -,  aceitou a vitória de Erdogan : não foi uma competição justa, mas aceito que Erdogan tenha ganho.

            Das seiscentas cadeiras do parlamento, pelo menos 293 ficarão com a aliança de Erdogan: o AKP (partido de justiça e desenvolvimento) que governa a Turquia desde 2002, e  o MHP  (Movimento de Ação Nacionalista). A oposição será formada pela Aliança Nacional, de  Ince, e tem 147 assentos  e o partido curdo, 66.
            Por sua vez, a extrema-direita, que vota em geral com o presidente, tem 49 parlamentares, e os conservadores,  45.

( Fonte: O Estado de S. Paulo )                   

Nenhum comentário: