quinta-feira, 28 de junho de 2018

Conservadorismo deve crescer na Suprema Corte


                              
        Infelizmente, o poder do republicano Trump tenderá a crescer mais com a oportunidade de colocar mais um "conservador" no Supremo.
          É sabido que o Presidente Barack Obama, com a súbita vacância de Scalia, tencionara designar um juiz liberal de alto nível para o Supremo. Como os republicanos dominavam - e dominam - o Senado, o líder da maioria arranhou a Constituição americana ao negar-se a sequer receber o candidato de Obama, o Juiz Merrick Garland.

          Agora, o presidente Trump colhe os frutos dessa "anti-política", pois poderá indicar outro ultra-conservador, diante da oportunidade oferecida pela aposentadoria voluntária do juiz Anthony Kennedy.  Indicado por Ronald Reagan, Kennedy permaneceu cerca de trinta anos no Supremo,onde ele terá atuado - ainda que com viés conservador - como um ponto de ligação com a progressão do direito para adequar-se à modernidade.
          Essa relativa flexibilidade da Corte tenderá a mudar, se Trump seguir a mesma linha anterior, em que tem favorecido o lado mais conservador e, por conseguinte, menos aberto à evolução do direito em relação à modernidade.

( Fonte:  O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: