sábado, 2 de junho de 2018

Da Cultura e do Povo italiano


       
         Se alguém desejar desmoralizar a política na Itália, querendo validar uma série de chavões sobre os italianos, a impressão é  de que este alguém ora se encontre em Palazzo Madama e Palazzo Chiggi.
           Assim, pelas declarações de Matteo Salvini, líder da Liga, o novo governo vai procurar renegociar os tratados europeus - os acordos internacionais que estabelecem as regras de funcionamento da U.E.  Mas vejam quem é o escolhido para esse papel  senão Paolo Savona,  o mesmo economista que está na raiz da última crise política, causada pelo veto imposto pelo Presidente Mattarella à coalizão !
           Será que essas pessoas que denegam as conquistas do europeismo, sabem da contribuição que os políticos italianos deram ao movimento europeísta, logo ao fim da segunda guerra mundial, que deixou grande parte da Europa em ruínas e na pobreza, e que foi pelo trabalho de políticos italianos como de Gasperi que levantaram  dos destroços da guerra fascista a Itália, através do trabalho e da união entre os grande partidos - a Democracia Cristã, os Socialistas e os Comunistas?  A presença da Itália no movimento europeísta data da Comunidade do Carvão e do Ferro, que foi o embrião da Comunidade Econômica Europeia, em que líderes italianos, alemães e franceses estão entre os pioneiros do reerguimento da Europa, depois da loucura hitlerista e fascista?
          Ignorar ou desprezar o passado, é correr o risco de repeti-lo. E foi justamente tendo presentes os objetivos de construção da Paz, da Reconstrução, do Trabalho e da Prosperidade que se procedeu à União Europeia, encetada é bom que se reitere pela união de povos como o italiano, o francês, o alemão e tantos outros que atuaram  na reconstrução e na criação de condições para o trabalho, a prosperidade e o contínuo avanço que o movimento europeista trouxe para o Velho Continente.
          Por isso, o que importa é a seriedade da participação italiana no movimento europeista. Não vamos jogá-la por terra - ou ridiculizá-la - se permitirmos que gente ignorante ou que não sabe o que diz venha a desmoralizar a grande contribuição do Povo italiano à Causa europeia.
           Por sua vez, depois dos anos de seriedade do Partido Democrático - ainda que o trabalho de seus Primeiros Ministros não haja podido satisfazer as exigências do Povo italiano (pois, se o tivesse outro seria o resultado das últimas eleições...) - de qualquer forma é que os expoentes do Partido Democrático transmitiam aos simpatizantes  da Itália uma imagem extremamente positiva desse país, a qual corroborava impressões anteriores,   que tais contribuições tem trazido à civilização mundial, tanto no campo do Direito, quanto da Política, para não falar da Ciência e Literatura...
          Dessa forma, se não devemos confundir democracia com demagogia, nem popularidade com populismo,  tampouco se deve entregar a democracia  a gente ignara, a demagogos que literalmente não sabem o que dizem.
          A Europa foi palco de muitas guerras que, infelizmente, foram crescendo em poder destrutivo com os séculos. Vamos tentar pôr um fim à tentativa de repetir, quiçá pela ignorância, os erros do passado.
           Daí é importante não esquecer que há princípios que a Europa propagou pelo mundo.  O amor ao saber é um deles.  Por esse amor, cultuamos a construção e não a destruição.  Todos os Povos têm grande contribuição para a História da Humanidade, e a velha Itália se agiganta nesse grupo.
            É relevante notar que para enaltecer a Itália não há necessidade de refugiar-se em passados longínquos.  A presença da Itália no mundo é mais do que importante.  O exemplo da Itália, através de sua contribuição à política, à economia, à literatura, às ciências em geral tem enorme relevância, que não se deve contestar pela ignorância ou por movimentos que desmintam a contribuição do Povo italiano ao mundo.
            Nada melhor do que conhecer essas obras, esses monumentos, essa literatura, para que tenhamos uma posição muito diversa quanto ao papel dos povos na História.  E, sobretudo, não menosprezemos a grande contribuição que a Itália trouxe à História, e que decerto continuará a dar através de sua Gente, exemplo de Cultura e Civilização, como há tão poucos nesse mundo.    

Nenhum comentário: