quarta-feira, 20 de junho de 2018

Kim visita Xi


                                   

     O ditador da Coreia do Norte,  Kim Jong-un visitou o líder chinês, Xi Jinping, o que fez uma semana após o seu encontro de cúpula com Donald Trump  em Cingapura.
      Era previsível essa ida de Kim a Beijing, dadas as estreitas relações entre as duas ditaduras.
       Kim viajou acompanhado da esposa e a sua permanência na RPC foi de dois dias. Assinala-se que  esta é a terceira visita de Kim à China. Em menos de três meses, Kim viajou  em março, no que foi o seu primeiro deslocamento ao exterior desde que assumira o poder em 2011.
        As  relações com Xi estavam estremecidas, com a decisão chinesa de aplicar sanções internacionais destinadas a convencer o ditador coreano a abandonar seu programa nuclear.
          Atualmente, tenta obter o alívio das sanções econômicas, em troca da promessa de desnuclearização. Para tanto, espera obter o apoio da China.
           Por enquanto, Kim ainda se mantém na promessa. No encontro em Cingapura com Trump, o líder coreano  reafirmou "seu firme e inquebrantável compromisso com a desnuclearização da Península Coreana".
          Mas por ora se tem mantido nesse voto. Especula-se que China e Coreia do Norte querem reforçar a própria comunicação e elaborar estratégia global na sua relação com os Estados Unidos.
          
( Fonte: O Estado de S. Paulo )  

Nenhum comentário: