terça-feira, 26 de junho de 2018

Fachin derrotado na 2ª Turma ?


                                  
        Com a sua próxima saída da Presidência do Supremo, depois de uma digna e respeitável gestão, a Ministra Cármen Lúcia volta ao lugar reservado aos demais juízes.  Será, no entanto, importante determinar em que turma deverá ela ingressar.
         Seria de todo interesse que Cármen Lúcia assumisse o posto de Dias Toffoli na Segunda Turma. Como ela já lá esteve, semelha muito provável que volte para a Segunda Turma, onde a sua presença é de todo necessária, imprescindível mesmo.
         Essa turma, com a presença de Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes (além do citado Toffoli) já explica as numerosas derrotas infligidas à Lava Jato, e por conseguinte a seu Relator, o Ministro Edson Fachin.
         É uma pena que um profissional do Direito, da seriedade do Ministro Fachin, tenha as suas posições refutadas pela 'maioria' na Segunda Turma. A última 'derrota' sofrida pelo ministro encarregado da pasta da Lava Jato - tão cara ao Povo brasileiro - na verdade, é apenas um sintoma da crise da Lava Jato, em votos negativos às teses defendidas pela maioria popular que foram aplicados por Ministros próximos ao PT como Lewandowski e Dias Toffoli. Já Gilmar Mendes, se tem  arrostado juízos desfavoráveis, manifestado até nas ruas de Lisboa, tem posição variável no que tange ao PT e seus representantes.
          Com a elevação de Dias Toffoli para a presidência, enfrenta Sua Excelência uma árdua prova, no inevitável e inelutável cotejo e, por conseguinte, comparação com a brilhante e digna presença de Cármen Lúcia na Presidência do Supremo Tribunal Federal, em que sempre se mostrou muito afinada e consciente no que tange ao sentir do Povo Brasileiro, que não está apenas no Preâmbulo da Constituição da República Federativa do Brasil.
          Que se vá sentir falta da Ministra Cármen Lúcia, enquanto Presidente, semelha difícil de evitar. Se, no entanto, Dias Tóffoli se mostrar à altura da antecessora, não se lhe negará decerto o cumprimento.


( Fonte: O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: