sexta-feira, 29 de junho de 2018

Será Helsinque a sede da Cúpula


                                            

         Segundo informou o Kremlin, o encontro entre os presidentes Trump e Putin será no próximo dia dezesseis, na Finlândia, em Helsinque. 
       Consoante se assinala, a reunião é uma tentativa de reaquecer relações que passam por um período difícil, a ponto de ter-se presente como ponto de comparação a Guerra Fria. 
        Aumentou nos últimos anos a lista de pontos de divergência entre as duas potências, com o apoio de Moscou ao governo sírio de Bashar al-Assad, assim como a anexação da Crimeia e a chamada insurreição pró-Moscou no Leste da Ucrânia.
         Quanto à Crimeia, que motivou inclusive uma Resolução da AGNU, essa anexação já foi inclusive ratificada por um voto do Senado Russo.  Por conta dessa tomada de uma região há muito tempo sob soberania da Ucrânia, a Rússia está submetida a sanções. No que tange à pretensa insurreição pró-Moscou das províncias do Leste da Ucrânia, o noticiário é escasso, e as reuniões entre Putin e países ocidentais como RFA, não surtiram efeito até hoje. A ingerência de Moscou semelha óbvia, mas Trump será a pessoa adequada a fazer com que gospodin Putin desista dessa incursão na Ucrânia oriental ?
          Há também a tentativa de envenenamento do ex-espião russo Serguei Skripal...
        Quanto à ingerência no processo político americano, Trump já tuitou que "a Rússia continua dizendo que não teve nada a ver com a dita ingerência nas eleições americanas"...

( Fonte:  O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: