terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Notícias da Corte

                                                

         Se não me engano, o grande jornalista Paulo Francis tinha uma série com esse título.  Se não fosse a pilantragem da direção da Petrobrás de então (anos noventa, FHC) que o processaram pelo juízo de New York, com advogados americanos, por uma notícia que dera em programa de tevê (e que era transmitido para o Brasil sem recepção para público nos EUA) ! A cruel e abusiva maquinação, feita decerto às custas da Petróleo Brasileiro S.A., tornava a ação totalmente fora do alcance das posses de Paulo Francis.

        FHC se manteve ausente nesse affaire, quando deveria ter ordenado a cessação do antiético e imoral processo. Se  quisessem processar Francis, que o fizessem no Brasil, para onde era transmitido o programa da Globo. Feita decerto às custas da Petrobrás, esta ação por imoral deveria ter sido sustada pelo então presidente. Não terá tido decerto esse processo nova-iorquino pouco a ver com a prematura morte desse nosso grande correspondente e homem de imprensa.

        É uma pequena homenagem que faço ao grande e temível jornalista, Paulo Francis, cuja falta continua a ser sentida.

         Já hoje, pela manhã e começo da tarde, A Lava-Jato deu sinal de vida, com uma série de operações de busca e apreensão, que revistaram casas de poderosos em Brasília e também suas sucursais no Rio de Janeiro.

         Assim, o Presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) teve o gabinete e a residência revistas (assim como a sua residência na Barra da Tijuca). Cunha protestou contra o que denominou perseguição do Palácio do Planalto.

         Dois Ministros, um deles indicado por Cunha, tiveram os gabinetes revirados pela Polícia Federal. Trata-se de Celso Pansera, da Ciência e Tecnologia (que é do núcleo de ação forte de Cunha) e  Henrique Eduardo Alves, do Turismo.

          Também foram objeto da operação de busca e apreensão  da  PF os Senadores Edison Lobão (PMDB - MA) e Fernando Bezerra (PSB-Pe), assim como o Deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE).

           Despertou alguma espécie, no entanto, que a busca e apreensão solicitada para domicílio e escritório do Presidente do Senado Renan Calheiros,  haja sido denegada pelo Ministro do Supremo Teori Zavascki, apesar da solicitação tramitada pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot.

           Foi, no entanto, realizada operação de busca e apreensão na residência do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado (o qual fora indicado para a estatal pelo Senador Renan Calheiros).

 

( Fonte:  Site de O Globo )

Nenhum comentário: