quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Lula recorre à Justiça


                                           

          O antes sorridente Lula parece que mudou de parecer quanto a entrar na Justiça, no que tange à expressão de opiniões contrárias a ele por articulistas na imprensa e também contra políticos da oposição.

          O grande advogado Marcio Thomaz Bastos, recentemente falecido, quando Ministro da Justiça do Presidente Lula conseguiu demovê-lo de seu propósito de cancelar o visto de trabalho de Larry Rohter. Com efeito, o correspondente do New York Times no Brasil tinha escrito reportagem em que se reportava aos hábitos etílicos do Presidente, e por isso Lula desejava castigá-lo.

          Talvez falte no momento ao ex-Presidente Lula, em termos de assessoria jurídica, alguém do nível de Thomaz Bastos. Se tivesse cedido ao impulso de reagir a esse crítico na imprensa, a imagem de Lula, como democrata e pessoa tolerante teria sofrido.

          Agora, nesse momento especial de crise que envolve a Nação brasileira, como chefe político e a principal figura do Partido dos Trabalhadores, o ex-presidente Lula recebe um grande número de críticas de toda a imprensa, não excluído este blogueiro.

          No que tange ao historiador Marco Antônio Villa que, além de comentarista da TV Cultura, escreve para a página de Opinião de O Globo, surpreendeu o meio político que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha apresentado ao juiz André Carvalho e Silva de Almeida, da 30ª Vara Criminal da Justiça de São Paulo queixa-crime contra Marco Antônio Villa.

          Com essa decisão, Villa passa a ser réu na ação em que é acusado de calúnia, injúria e difamação. Nesse contexto, o advogado do historiador Marco Antônio Villa, o Dr. Luís Francisco Carvalho Filho, após asseverar que estuda entrar com habeas corpus para seu cliente, declarou:

          "Acho constrangedor que um ex-presidente da República revele intolerância e se disponha a operar contra a liberdade de expressão no Brasil."

          Lula não se limitou a impetrar essa queixa-crime contra Marco Antônio Villa.  Acionou igualmente o Supremo Tribunal Federal com duas queixas-crime apresentadas  contra o Senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), que chamara o petista de "bandido frouxo" na internet.

         Neste caso, não teve êxito o intento de Lula.  A maioria dos ministros decidiu que, apesar de ofensivos e reprováveis, os ataques se enquadram na imunidade parlamentar.

 

( Fonte:  Folha de S. Paulo )            

Nenhum comentário: