sábado, 19 de dezembro de 2015

Na Fazenda Dilma II outro Ministro!


                 
        O Dilma-II, depois de triturar o pobre Joaquim Levy - que acreditara na possibilidade de que, sob Dilma, teria personalidade e voz ativa - mandou reter a nova de que o Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, viraria o próximo Ministro da Fazenda.

         Esse truquezinho se destinava a impedir efeitos negativos no dólar e na bolsa, porque o dílmico entorno conhece muito bem a imagem de sua Chefa.

         Não funcionou a tentativa, eis que os operadores nessas áreas são gente calejada, que farejam longe os golpes dessa Administração. Por isso, dólar nas alturas, e mergulho na Bolsa, porque com tais medidas o mar não está pra peixe.

        Lembram-se das femmes fatales  (mulheres fatais) dos filmes de antigamente? Dilma é uma delas!

        Um dos seus passatempos preferidos é o de triturar ministros, máxime aqueles que tenham valor intrínseco! Ela sequer considera a circunstância de que um bom ministro - por exemplo, na Fazenda - lhe poderia ser muito útil! Com efeito, computadas as suas trapalhadas e falsas teorias, se tem Chefe de Estado que precisa de bom Ministro da Fazenda é ela mesmo!

          No entanto, Dilma não está nem aí! Ela é economista - esqueçamos a tentativa própria de elevar o seu gabarito, que esses chatos da imprensa desbarataram - e nessa condição está autorizada a fazer o que bem entende nesse campo.

          Não importa que pelo seu comportamento passado, seria muito melhor que ela não se sentisse tão segura nestes domínios.  Mas Dilma é uma lutadora daquelas, e quando se encasqueta soluções milagrosas, quem terá coragem de desmenti-la?

          O que ela fez com Joaquim Levy não tem nome, nem explicação. A não ser uma: que ela não tem superego, e por mais que erre, não há nada que a convença de  que lhe seria muito melhor baixar um tanto  sua prepotência e não só ouvir, mas também implementar o que a gente com mais conhecimento e competência lhe venha com todo o respeito sugerir e até recomendar.

          Nelson Barbosa, então Ministro do Planejamento (e petista de carteirinha!), fora convocado através da mídia, para levar uma chamada de Dilma II, porque ousara desrespeitar uma das regras básicas da sua cartilha,  o aumento inflacionário do salário mínimo. Atendida a situação brasileira - então melhor do que hoje, porque vigia a recessão e agora estamos ameaçados de depressão - Barbosa ousara propor que se aumentasse o mínimo não incluindo o fator do crescimento (que de toda forma seria fajuto, porque nada cresce sob Dilma Rousseff), servindo-se apenas do aumento da inflação.

          Aqui d'el Rei! Dilma é bastante específica nas suas grosserias. Mandou difundir pela mídia a humilhação que o petista Nelson Barbosa engoliu compungido, ao mesmo tempo que esquecia qualquer ilusão futura de eventual subordinação ao seu colega da Fazenda.

          Dilma tem pulso forte, é autoritária, só que a sua orientação costuma ser errônea quando não errática, como de resto ela se mostrou a altura, desmoralizando em relativamente pouco tempo um grande quadro público na economia (Chicago).

           E foi por isso que o pobre mercado - tanto o de ações, quanto aquele do dólar - já no primeiro acorde soube destrinchar qual era a  besteira de Dilma Rousseff desta vez.

           Lamento por Joaquim Levy. Estava condenado desde o início... Nada a ver com ele. Tudo a ver com Dilma Rousseff.

           Agora que o Supremo resolveu desconsiderar o grande e sábio parecer de seu benjamin Edson Fachin, e resolveu bailar sob a voz melíflua do Ministro Luis Roberto Barroso, a coisa ficou preta para o Impeachment singrar  pelas ameaças de Scyllas (anulação da Comissão) e novos poderes para Charibdes (Calheiros) no Senado.

           Só restaria a esperança das manifestações das Ruas, e a sua doce influência sobre o colendo colegiado de Senadores.  Acaso não terão medo de contrariar o Povo Brasileiro? Qual será o efeito da popularidade de um dígito para pedir vistas nessa votação?

 

( Fontes:  O  Globo, Folha de S. Paulo )

Nenhum comentário: