segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Diário do Impeachment (2)


                                   

          Os jornalões da segunda-feira são mais discretos com relação aos protestos do domingo.

          Como de hábito, a Folha procura acolher todas as tendências, deixando no leitor o travo, por vezes amargo, de que, em buscando o mínimo denominador comum, se perde na paisagem.

           Assim, estampa na primeira página foto aérea do boneco inflável 171-Lula, com uma faixa de impeachment e a nada compacta marcha de manifestantes, encimando a manchete: 40 mil se reúnem no menor protesto anti-Dilma em SP, e logo abaixo em letras menores: Adesão aos atos cai depois da deflagração do impeachment.

            Logo abaixo, o texto explica que "a primeira onda de protestos após o início da tramitação do pedido de impeachment de Dilma Rousseff levou menos gente às ruas do que manifestações anteriores." Assim, "em agosto, ato contra o governo reuniu 135 mil. Em março, foram 210 mil pessoas. Para organizadores, que marcaram outro ato para treze de março de 2016, o protesto, convocado às pressas, é uma prévia do que ocorrerá quando o impeachment for votado".

             "Na avaliação do Planalto,  a menor adesão reforça a sua estratégia de buscar um desfecho rápido para o rito de impedimento e mostra espaço para disputar a opinião pública com oposição".

               "Órgãos de imprensa foram criticados pelos grupos anti-Dilma durante o ato (sic)." Discursaram os senadores José Serra e Aloysio Nunes Ferreira. "Um dos discursos mais aplaudidos foi o de Hélio Bicudo, fundador do PT e autor do pedido de afastamento da Presidente."

                Na página interna (poder), a apresentação frisa o número total pequeno do reinício das manifestações pelo Brasil afora. Um mapa do Brasil mostra, no entanto, a capilaridade do protesto popular que se espalhou em 51 cidades, e em todos os estados, com maiores índices de manifestações em São Paulo  (onze), Minas Gerais (dez), Paraná (três), Santa Catarina (2) e Rio de Janeiro (2).

                Na manifestação paulistana, o autor do pedido de afastamento de Dilma, Hélio Bicudo (93 anos) foi muito aplaudido quando discursou  no caminhão do Vem pra Rua: "Nossos corações transbordam  com o sentimento de justiça e na boca do povo só há uma palavra: impeachment."

                 O chapa-branca PR, cujos principais líderes aparecem na tevê em tomadas com declarações otimistas, resolveu retaliar contra o Senador Magno Malta, defensor do impeachment e excluí-lo do programa que a sigla leva à TV na 5a. feira. Chapas-branca agora, a medida atende à diretriz do Planalto de não dar vida fácil a aliados que se mostrem favoráveis à deposição de Dilma...

                 Por sua vez, rivalizando com vantagem sobre a Folha, o oposicionista O Globo publica bela foto da praia de Copacabana tomada pelo povão, que carrega faixa pró-impeachment. Apesar do forte calor, há muita gente, a ponto de não se ver nem areia, nem asfalto, nem calçadão... Só gente que acorreu ao chamado... e ao fundo, o mar de Copacabana com a silhueta do Pão de Açúcar...

 

( Fontes:  O Globo, Folha de S. Paulo )

Nenhum comentário: