quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

A Herança Maldita


                                                 

        Não, leitor, isto não é título de antiga novela mexicana, mas sim o legado que Dilma, por especial cortesia de Lula, nos está  deixando.

        É, ainda por cima, com a ajuda de Eduardo Cunha a petição do impeachment se acha engavetada.

        É um triste arreglo este entre o PT da  fracassada  Presidenta e este Senhor que o Povo brasileiro bem sabe o que representa. Serve, além de prolongar uma ruinosa permanência no Palácio do Planalto, o de ensejar outra prorrogação que nos envergonha a todos.

        Por uma conjunção de egoismo político, aliado a desastrosa miopia, Lula pensou que poderia colocar no Planalto por quatro aninhos uma criatura sua. Decerto não sabia, porque ele tem ojeriza à leitura, mas estava imitando o esquema de Plutarco Elias Calles no México, que colocou por anos presidentes de fachada para assim exercer o supremo controle político, que ele chamou de Maximato.

         O diabo é que, com a sua borbulhante incompetência, Dilma não se acomodou em ser apenas testa de ferro. Quis ser presidente mesmo, e vejam senhores passageiros o que logrou, com a cortesia e a desinformação de boa parte do eleitorado brasileiro.

         Na lista das economias mundiais, não é que viramos a penúltima, só na frente da pobre Ucrânia que é vítima de descarada agressão de parte da Rússia,  de Vladimir Putin?! Nós, sem desastres naturais e agressões militares, estamos na rabada das economias, nós que há pouco tempo víamos com orgulho ocuparmos o sexto lugar dentre as potências econômicas, havendo ultrapassado por breve tempo o Reino Unido!

         Pelo seu monumental egoismo, e falta de bom senso,  Lula pôs a incompetente e imprudente Dilma à testa da economia, com os resultados que ora se vêem.  O perigo já não é mais de recessão, mas sim de depressão.  Esta última, a conhecemos  pela tragédia econômica e financeira atravessada pelos Estados Unidos nos anos trinta, conforme retratada em tantos filmes.

         Se recessão é grave, depressão é muito pior. Eis a dádiva  do governo Dilma: a economia doméstica encolheu 7,4% nesse terceiro trimestre em relação a igual período em 2014. E no ano, a queda de 3,2% sobe a 5,4%.

        Recessão e agora depressão, nós a vemos nas ruas, no comércio que fecha as portas por falta de fregueses, e nas fábricas que por não venderem a produção tem de despedir a maioria dos empregados, que viram, da noite para o dia, desempregados.

      Tudo isso se agrava se o resfriado da recessão vira gripe ou cousa pior da depressão.

       Para nós, até hoje a depressão era coisa de cinema - que no máximo durava duas horas e depois voltamos à boa realidade de cada dia.

       Hoje se o cenário continuar assim, o desemprego vai bater à porta de muita gente, com toda a sua cadeia diabólica de efeitos: queda da atividade econômica, aumento do desemprego e da miséria, e por aí afora...

         E pensem somente que tudo isso ocorre pela inexperiência, incompetência e imprudência da Presidenta, que nos trouxe de volta a inflação de dois dígitos (mais de dez por cento), os déficits no orçamento, a consequente falta de dinheiro, tanto no Estado, quanto no mercado.

         Em economia e finanças, minha gente, se a competência é cumulativa e gera riqueza e empregos, a incompetência também o é, só que os seus resultados são bem diversos: inflação, desemprego, recessão e até depressão !

        É isso que queremos?

        Antes que seja tarde demais, fora Dilma e tudo o que ela e seu padrinho representam!

 

( Fontes:  O Globo, Folha de S. Paulo)  

Nenhum comentário: