sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Sexta-Feira de Carnaval

                                 

Dirceu, do Mensalão ao Petrolão

 

           Segundo noticia a Folha, o doleiro Alberto Youssef associou José Dirceu e o ex-Ministro Antonio Palocci, ao esquema de recebimento pelo PT de recursos pagos por empreiteiras. Tal sistema se caracterizava pelo desvio de recursos da Petrobrás. Tanto Dirceu quanto Palocci  tinham ligações com um dos empresários que confessou ter pago propina. De acordo com o doleiro, o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, era igualmente responsável por receber o suborno.

          O juiz Sérgio Moro, que autorizara a divulgação, afirmou a propósito que o Judiciário  não é “guardião de segredos sombrios”.

          A respeito, Dirceu repudiou as afirmações de Youssef, que, segundo ele, “são mentirosas”. Igualmente, Vaccari Neto negou haver recebido “qualquer quantia em dinheiro” do doleiro. Já Palocci mandou dizer através da assessoria que ele não comentaria.

 

Evangélico assumido, Cunha desengaveta projetos... evangélicos

 
           Eduardo Cunha desengavetou uma série de propostas evangélicas com que marca posição contrária a bandeiras progressistas (mormente, movimentos gays e feministas).

           A sua posição unilateralista se configura de início pela recusa de pôr em votação qualquer proposta para liberar o aborto. Por outro lado, julgando que ela carece de defensores, Cunha lançou um pacote em defesa da ... heterossexualidade.

           Primo, Cunha autoriza criação de comissão especial para discutir o projeto ‘Estatuto da Família’. Na redação original o texto define família apenas como união “entre homem e mulher”. Por conseguinte, poderia proibir a adoção de crianças por casais gays.

             Secondo, Cunha pediu que voltem às comissões dois projetos de seu interesse (e que estariam engavetados): o que cria (a) o Dia do Orgulho Heterossexual e (b) o que criminaliza o preconceito (sic) contra Heterossexuais.

             O PT se tem empenhado contra vários pontos da proposta evangélica. A definição de família, segundo o texto favorecido por Cunha,  dificultaria o cumprimento de uma das promessas de campanha de Dilma Rousseff, no sentido de apoiar a criminalização da homofobia.

 
Lula estaria revendo a opinião sobre postes?

 
              Lula, querendo consertar cercas, tem realizado vários encontros com partidos como o PMDB (com que Dilma venceu as eleições) e  igualmente com o PSB, que desta feita esteve em campo contrário ao do PT.

              Sobre a sua discípula, hoje Presidenta,  Lula da Silva tem manifestado apreensão com os rumos de Dilma 2 (almoço com ela em São Paulo durou três horas).

              Apesar dos pedidos de socorro do seu primeiro ‘poste’,  o ex-presidente se tem mostrado preocupado com os rumos da reeleita Dilma e pouco confiante quanto à disposição da Presidenta de atuar mais incisivamente para debelar a crise. Para o velho e experiente político “não há nada tão ruim que não possa piorar”.

               Como se sabe, antes da segunda posse, Lula não escondera a própria insatisfação com a mudança de ministros no Planalto. A independência de Dilma (no que tange a seu criador) por vezes dura pouco, e a interrupção se deve em geral à pouca afinidade da discípula com as intricâncias da política.

 

( Fonte: Folha de S. Paulo ) 

Nenhum comentário: