quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Do Calvário de Dilma Rousseff

                         

            Ninguém poderia imaginar que a última pesquisa do Datafolha teria um efeito implosivo sobre o governo Dilma II.

            Dizendo bastante das peculiaridades de nosso sistema político-parlamentar, a presidenta – além da avaliação de falsa e mentirosa – está descobrindo da pior maneira que a sua suposta base parlamentar é um engonço que tem vontade própria. Nesse contexto, o que, com fundamento nos números, prometia mansa e idílica relação ora transforma-se em monstro que se compraz em pôr água no chope do Planalto.

             Como se não bastasse o humilhante malogro de Arlindo Chinaglia para Eduardo Cunha, que passava por desafeto do alto-comando petista, a cada dia o aprendizado da diminuída Dilma ganha novos contornos, em que o antes poderoso Palácio do Planalto vai mordendo o chão poeirento das derrocadas.

             Além de receber lições e mesmo repreensões da bancada petista que em documento aprovado pelos companheiros se cobra coerência com promessas de campanha . Não é que a chefia da Comissão de Reforma Política  vai para a oposição, na pessoa do Deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) ?  E o deboche não para aí, com as boas risadas do filho de Cesar Maia com o Presidente Cunha.

             Em dia de reveses, a Câmara impôs outra amarga derrota a Dilma com a aprovação do orçamento impositivo (que obriga a execução de emendas individuais dos parlamentares e reduz o poder de negociação do Planalto para a aprovação de projetos.

             E nisso tudo como é que fica Aloisio Mercadante, o antes poderoso  Chefe da Casa Civil, cujas bruscas atitudes em que pensava imitar as maneiras da Presidenta, agora entra em outra sazão, na qual Chico Caruso o compara a Fred Mercury ?

            Além disso, os quinaus e o ridículo  se põem em fila, para fruir desse suplício à moda chinesa.  Não é que o Presidente Eduardo Cunha vai chamar, um por um, os 39 ministros desse congolês ministério de Dilma ?  Compreendo o esfregar de mãos e a perplexidade de muitos deles para responder questões sobre as respectivas secretarias de estado.

             E não pensem que podem esconder-se nas usuais desculpas. Se não aparecerem, fiquem sabendo que o Presidente Cunha os convocará !

 

( Fontes:  O  Globo, Folha de S. Paulo )

Nenhum comentário: