quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

As Amargas, Sim !

                                         

O juiz Flávio Roberto de Souza

 
         O recurso da defesa do empresário Eike Batista se vê subitamente reforçado pelo estranho comportamento do juiz Flávio Roberto de Souza. Na segunda instância, o placar já estava três a um, dando provimento ao recurso dos advogados de Eike, quando um dos desembargadores pediu vista, que é procedimento muitas vezes associado a quem queira retardar o andamento da votação, que estaria evoluindo em sentido contrário à sua expectativa.

        Por outro lado, impressionara desfavoravelmente que o juiz Flávio de Souza não tivesse deixado com o réu sequer o seu celular, além de retirar-lhe todos os recursos em espécie. Por mais que se queira proteger os credores, o réu também tem direito a tratamento equânime. Assim, tampouco não deixar-lhe nenhum dinheiro em caixa agride ao bom senso.

        Ontem, a televisão mostrou a derradeira gota para o afastamento do juiz Flávio Roberto de Souza. A Corregedoria Regional da Justiça Federal instaurou sindicância para apurar o uso pelo juiz Souza de três veículos apreendidos em operações da Polícia Federal nas casas de Eike e de sua ex-mulher Luma de Oliveira.

        Chocou, notadamente, que o juiz utilizasse o Porsche Cayenne Turbo de Eike como meio de condução de seu domicílio na Barra até a garagem da Justiça Federal no Rio. Depois de suas declarações radicais à imprensa “Eu vou esmiuçar a alma dele. Pedaço por pedaço” e “eles (Eike e família) continuam numa ostentação que é totalmente incompatível a quem tem dívidas bilionárias.”

       E ora vejam só! O juiz Flávio Roberto de Souza foi flagrado dirigindo da casa ao trabalho o Porsche !

        Em função do escândalo, a Corregedoria Regional da Justiça Federal instaurou sindicância para apurar o uso pelo juiz Flávio Roberto de Souza de três veículos apreendidos em operações da Polícia Federal nas casas de Eixe e de Luma de Oliveira. O TRF determinou ainda a suspensão do leilão de cinco dos seis carros retidos pela ação policial na casa do empresário, que estava marcado para amanhã. Segundo explica na decisão o desembargador-relator Messod Azulay, como não são bens perecíveis, não vê motivo para realizar o leilão dos carros antecipadamente.

 
Pobre Petrobrás !

 

        O  Petrolão, esse magno escândalo com origem nos governos petistas de Lula da Silva e Dilma Rousseff, e ora submetido ao exame do juiz Sergio Moro, continua a causar grandes prejuízos à Petróleo Brasileiro S.A., a nossa Petrobrás.

        Em função da crise na estatal, e por segunda vez neste ano, a Agência Internacional de Classificação de Risco Moody’s rebaixou  a nota de crédito da Petrobrás.

       A Moody’s cortou a nota de Baa3 para Ba2, o que corresponde à perda de dois níveis na escala de avaliação da agência de risco.

        Com o rebaixamento, a empresa nacional passa para o chamado grau especulativo – em que há probabilidade de calote.

        E não para nisso a Moody’s, que pela severidade mais semelha o imortal comissário Javert, dos Miseráveis de Victor Hugo. Não é que ainda informa que todas as notas da companhia foram cortadas e que continuam em revisão para novo (eventual?) rebaixamento...

        Essa nota rebaixada da Moody’s não é um formalismo inconsequente. Ela acarreta aumento dos custos, inclusive na obtenção de eventuais créditos, que serão a juros mais altos, pelo maior risco implicado na nova rebaixada classificação.

 
O  pico da Inflação

 

       Os índices inflacionários continuam ruins. Com a economia estagnada, como assinala Miriam Leitão,  a inflação alcança a 7,36%.  Note-se que em dois meses de cômputo, a taxa acumulada já é a metade da taxa do ano.

        Nas onze capitais pesquisadas, somente Salvador não está com a inflação acima do teto  da meta, com 6,19%. As outras dez estão com índices acima do teto formal, que é de 6,5%.

        Dentre as outras, quem mais sofre é o Rio de Janeiro, com a disparada de 8,84% em um ano. Além de passar quase todo 2014 com a inflação acima do teto, a VelhaCap ora se aproxima de 9%.

        A notar que Porto Alegre e Goiânia igualmente têm índices  na casa dos 8%.  Por fim, São Paulo, Brasília, Belém, Recife e Curitiba estão na marca dos 7%.

        Como é notório, assistimos  na inflação  má herança de Dilma I que Dilma II, com Joaquim Levy, tem agora de enfrentar.  Nesse contexto, seria melhor não tapar a verdade com peneiras, como no da ‘escorregadinha do PIB’ na recatada expressão do Ministro da Fazenda. Como se referiu, é melhor não maquiar a verdade, nem apresentá-la em pundonorosas expressões, pois corremos o risco de que o Congresso venha a dificultar mais as cousas, mexendo demagogicamente no Ajuste Fiscal.

 

( Fontes:  O Globo, Folha de S. Paulo )

Nenhum comentário: