sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Notícias direto do Front

                                     

Ameaça a Janot

 
       As forças de inteligência do governo detectaram ameaça contra o Procurador-Geral Rodrigo Janot. O motivo da ameaça estaria conectado com as investigações da Operação Lava-Jato.

       Segundo foi noticiado, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso encontrou-se com Janot na quarta-feira à noite, e o informou da necessidade de que mantenha esquema de segurança pessoal. A  proteção está sendo dada a Janot em todas as suas atividades.
 

 Decano do STF censura a Presidente      

 
        Em sessão plenária do Supremo Tribunal Federal, o decano dos Ministros, Celso de Mello, verberou a omissão da Presidente Dilma Rousseff, que há sete meses não indica quem substituirá o Ministro Joaquim Barbosa. No momento, há dez ministros em exercício, ao contrário dos onze titulares previstos. Por isso, voltou a ocorrer um empate em julgamento, o que deixa a decisão da Corte em suspenso.

        A tal respeito, assim se pronunciou o decano: “Essa omissão, que já se está tornando irrazoável e até mesmo abusiva por parte da senhora presidente da República na indicação de um juiz para o Supremo Tribunal Federal, já está interferindo no resultado dos julgamentos. De novo, adia-se um julgamento. Nós estamos realmente experimentando essas dificuldades que vão se avolumando. É lamentável que isso esteja ocorrendo.”

        Celso de Mello foi apoiado durante a sessão pelo membro segundo em antiguidade, Marco Aurélio Mello: “Como é nefasto atrasar-se  a indicação daquele que deve ocupar a  llª cadeira do Supremo.”

 
Agressão contra patrimônio da Humanidade

 

       A estupidez humana não conhece limites. No passado, o talibã mostrou a sua violência contra a arte de civilizações pretéritas, com a boçal destruição de grandes efígies em pedra do Buda.

       A selvageria do E.I. que até o presente impera com desenvoltura no norte do Iraque e na Síria, está destruindo bibliotecas com acervos de publicações antigas, assim como esculturas de deuses assírios.

       O saque das bibliotecas de Mossul (havia duas, a Central e a da Universidade) realizou-se na Central em janeiro, com a apreensão de dois mil livros. Só não foram tocados os textos islâmicos. Quanto à biblioteca da Universidade, os energúmenos, depois de invadi-la, queimaram milhares de obras científicas e culturais da Antiguidade.

          Por sua vez, no Museu de Mossul, foi registrado vídeo para documentar a destruição. Estátuas de divindades assírias são despedaçadas a marretadas, ou com broca elétrica, como a gigantesca estátua de Lamassu, divindade assíria encarnada em touro alado.

          Há indicações, no entanto, que exista um secreto comércio de objetos de arte desses museus que, por infortúnio e a fraqueza dos peshmerga (milícia curda), e do próprio Iraque (cujo exército costuma fugir diante dos terríveis militantes islâmicos) caíu sob o domínio deste estranho estado medieval, armado até os dentes com petrechos e armas do abominável Ocidente.

         Se a fraqueza e a corrupção das potestades  da área lhes permitira o avanço e a implantação, o que tornou visível pelo mundo afora graças aos vídeos de tais militantes que, ao invés dos sabres, cimitarras, lanças e flechas do tempo do profeta, não vêem problema em servir-se do armamento ocidental, que utilizam com muita desenvoltura. Eles só semelham ter horror às inofensivas ruínas, que até hoje haviam sido preservadas, o que em tal meio já constituíra um milagre.

 
Termina com destituição o episódio do Juiz Flávio de Souza        

 
           Tinha razão desde muito a banca advocatícia que defende Eike Batista, em requerer do Tribunal Federal de Recursos o afastamento do Juiz federal Flávio Roberto de Souza, pelas suas declarações e pela maneira como conduzia as ações prévias ao julgamento do empresário.

           Pelas suas tropelias, o caso foi parar no Conselho Nacional de Justiça. A Corregedora Nacional Nancy Andrighi determinou-lhe o imediato afastamento de todos os processos que envolvem Eike Batista. O cúmulo foi a filmagem do magistrado dirigindo o Porsche Cayenne do empresário, que fora apreendido durante operação da Polícia Federal.

            Nesse sentido, declarou a Corregedora: “Em várias entrevistas, fica evidenciado que o juiz federal mantém a postura de ignorar o Código de Ética da magistratura.” E, mais adiante, acrescentou a magistrada:  “não há, nem pode haver lacuna, brecha ou folga interpretativa que permita a um juiz manter em sua posse, ou sequestrar para seu usufruto, patrimônio de particular sobre o qual foi decretada medida assecuratória.”

 

 

( Fontes:  O Globo, site de O Globo )

Nenhum comentário: