sábado, 22 de setembro de 2018

Acordo Santa Sé - RPC


                              

        Depois de longa luta - que incluíu vários  Pontífices que o precederam na Sé de Pedro  - Papa Francisco consegue agora importante conquista para a Santa Madre Igreja, com a firma de acordo com Beijing que estabelece as condições para que se proceda pela Santa Sé a nomeação de bispos para a República Popular da China.
         Desde muito, às sés episcopais na China não se aplicavam as condições para que elas fossem ocupadas por autoridades eclesiais designadas pelo  Sumo Pontífice.  A partir do presente,  Papa Francisco tem o nihil obstat para providenciar as nomeações para as diversas sés episcopais no chamado Império do Meio.
         Há quem elocubre acerca de uma possível eventual reação de correntes conservadoras episcopais na Igreja Católica. A presente melhora, no entanto, não pode ser considerada como ganho exclusivo do atual Pontífice. Essa nova disposição - que supera situação que criara muitas dificuldades naquele país para a afirmação e pregação da Santa Igreja - atende decerto ao interesse da Igreja e da comunidade católica, e não me parece apropriado nem justo que tal substancial avanço seja considerado como medida que viria a aproveitar apenas ao reinante Sumo Pontífice.
            Essa má vontade viria de parte conservadora, que terá demonstrado sinais de irritação com as iniciativas mais abertas e mais inclusivas de Papa Francisco.  Pode ser até que a assertiva não se confirme, eis que nenhum católico pode opor-se a medidas que manifestamente venham ao encontro dos interesses da Santa Madre Igreja.
            Circulam em Roma notícias acerca dos maus humores dos prelados da linha conservadora, que pela própria tradição da Cúria  tendem a ser mais numerosos do que os bispos de viés progres-sista. Nesse contexto, sucessos como o presente do Santo Padre poderiam implicar em reações inesperadas da grei conservadora, que viriam de cantos que pudessem até afetar o bom trabalho deste grande Pontifice.
             Devem estar decerto equivocadas tais fontes que atribuem desígnios menos nobres a tal corrente da Igreja. É difícil imaginar que monsenhores e gente mais graduada possa estar incomodada com a superação de um obstáculo que perdurou por bastante tempo, e que causara  muitos  transtornos à Santa Madre Igreja.

( Fonte: O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: