terça-feira, 24 de março de 2015

Notícias direto do Front

                               

Desastre de avião

 
       Caíu nos Alpes Franceses um Airbus A320 da Germanwings, com 148 passageiros a bordo, em voo de Barcelona a Dusseldorf. Segundo se noticia, não há sobreviventes.
        Esse tipo de avião estava em uso desde 1991, e pela sua versatilidade costuma ser bastante empregado em voos econômicos.

 
A Standard & Poor’s aposta no Brasil

 
        A Agência internacional de classificação de risco Standard & Poor’s resolveu manter a nota de grau de investimento do Brasil.

        Dentre uma série de más notícias, compreende-se que o governo Dilma Rousseff comemore.  Com a retirada do grau de investimento da Petrobrás pela Moody’s em fevereiro último, existiam fundados temores de que a de nosso país fosse também reduzida.

        Não houve qualquer mudança na nota do Brasil.  Tem perspectiva estável, mas se acha na última faixa, antes do grau especulativo. Segundo a Standard & Poor’s  a decisão foi tomada na expectativa de que a Presidente Dilma manterá o apoio ao ajuste fiscal da equipe econômica do Ministro Levy, e que as medidas do pacote serão aprovadas pelo Congresso.

 
A Lava-Jato avança: 27 réus

 

       Por primeira vez, o Juiz Sérgio Moro resolveu aceitar a denúncia do Ministério Público Federal contra os seguintes personagens da Lava-Jato: o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, Renato Duque, ex-diretor de Serviços e Engenharia da Petrobrás (que já estivera detido em Curitiba, e fora o único a conseguir liminar do Ministro Teori Zavascki) e Pedro Barusco, delator premiado, e ex-gerente de Engenharia.

        Subordinado de Renato Duque, Barusco o tem irritado sobremaneira com os detalhes que fornece sobre a atuação do próprio Renato Duque.

        A esses três importantes réus, se acrescenta Alberto Yousseff, o doleiro,  que, além da ação de ontem, se tornara réu em outras sete ações da Lava-Jato.  Assinale-se que, como outros nesse processo, Yousseff se vale da prerrogativa de ser delator premiado.

        São figuras importantes, que marcam avanços significativos nas investigações e na formação da acusação do Estado contra os atores envolvidos no Petrolão.

          Apesar das reuniões – a portas fechadas – em que o Partido dos Trabalhadores cerrara fileiras em torno de seu Tesoureiro, João Vaccari Neto virou réu.  Havendo tido igual sorte na questão do Mensalão o anterior tesoureiro petista, Delúbio Soares, parece haver chegado a hora de Vaccari Neto.

          Não lhe salvou a catadura, nem as negativas e o ritual silêncio do Tesoureiro. Nesse sentido, a décima fase  da operação Lava-Jato foi lançada pelo Ministério Público Federal, sob o título  Que país é esse?”, frase atribuída ao orgulhoso Renato Duque, que assim reclamava para o seu causídico por causa de investigações ligadas a seu nome. Na verdade, como já foi reportado pelo blog, o autor da frase é Francelino Pereira, político da Arena (partido de apoio ao regime militar).

           De nada valeu a R. Duque o silêncio constitucional – quebrado apenas em menções familiares. Não contara ele com a língua solta dos delatores premiados, de que o seu ex-subordinado Pedro Barusco vem dando a impressão de ser figura exponencial (dentro da peculiar característica dos informantes, que o inglês pode  chamar de forma menos nobre: stool pigeon)...

           Na descrição fornecida pela coluna de Merval Pereira, o membro da A.B.L. nos fornece, dentro de seu escorreito estilo, tantalizante parágrafo. Em se referindo à situação de Ricardo Pessoa, presidente da UTC, e eventual candidato a delator premiado, assim se expressa de forma algo sibilina Merval: “Da mesma maneira, ter se tornado réu do processo faz com que Renato Duque esteja mais próximo do que nunca do momento de decisão sobre sua própria delação premiada. Indicado pelo PT, ele é a ligação direta das falcatruas com o partido governista, e pode revelar detalhes sobre a cadeia de comando do esquema ainda não desvendado totalmente nas investigações até agora.”   

           O leitor se perguntará que  “cadeia de comando do esquema” será esta que ainda não foi totalmente desvendada ?  Cruel dúvida...

 

( Fontes:  O Globo, site do Globo, Folha de S. Paulo ) 

Nenhum comentário: