sábado, 7 de março de 2015

A Cara da Corrupção no Congresso


                                    

             O que dizer da primeira página de O Globo de hoje?  Por mais que se procure relativizar, são 49 políticos, a grande maioria deputados e senadores supostamente corrompidos (classificados na coluna da corrupção passiva), que serão objeto de inquérito pelo Ministério Público.

             E não estão todos aí, porque a grande maioria da triste galeria pertence aos quadros do Partido Progressista. E não faltam sequer as máximas autoridades – Renan Calheiros (PMDB-Al) e Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do Congresso.

             Essa primeira lista – que mostra as sinalizações do ex-diretor  Paulo Roberto Costa e do doleiro Youssef, nas respectivas delações premiadas – é apenas a primeira página de uma história triste.

             A pesada ironia que marca o regime petista é a assustadora prevalência da corrupção. Que pelo número, altos postos ocupados e consequente presumida força política  mostra a carantonha de forma agressiva, como quem sabe de todos os podres, e se crê acima das limitações dos pobres mortais.

             Ela está por toda a parte. Não parece mais suposição que Lula e Dilma sabiam do petrolão.

              Depois do mensalão, as negativas do PT e de Lula ecoam diante de ouvidos que se enrijeceram, e que não mais têm condições de acreditar nas assertivas rituais de gente que sabe não mais dizer coisas verossímeis, mas não obstante as repetem, como as palavras de ordem que pairam sobre generalizado ceticismo.

              E contemplando essa interminável descida de um Congresso que trabalha pouco e, sem embargo, é muito bem pago, o militante desenganado há de  perguntar-se:

              Por quê toda essa roubalheira? Por que essa investida de famélicos, como se esse mundo fosse acabar, e todas essas excelências semelham carecer de gratificações, subornos, comissões, propinas, unidas todas pela ilegalidade e a imanente podridão.

              Terá sido o PT e seus grandes gerarcas que depois da caminhada pelo deserto da oposição chegaram sedentos às aras do poder, e com notável presteza se lançaram no mefítico pântano da corrupção?

              Tudo parece ter sido tão rápido e envolvente que muitos desses senhores (e senhoras !) tentem até pretextar um estúpido alheamento.

              Mas e que dizer das somas pagas a sorrelfa, dos recibos frios, de alvos envelopes  com o dinheiro sujo e fácil da corrupção?

              O que estamos virando, com toda essa gente ? Serão eles o Brasil verdadeiro? Ainda podemos descer aos baixios da Nigéria, das pobres repúblicas africanas devoradas por ditadores como o da Guiné, que subvencionou com o dinheiro retirado de seu povo miserável o glorioso desfile da Beija-Flor?

              Tudo é possível, meus senhores... Só me pergunto aonde está o Povo Soberano, que despertou em junho de 2013?  Não será hora de ele voltar, por  ruas e praças desses Brasis que não se pautam por uma riqueza demasiado fácil e tão suja.

 

( Fonte: Primeira Página de O Globo )

Nenhum comentário: