segunda-feira, 2 de março de 2015

Dr Carvalhosa: Corrupção Sistêmica no Brasil

                     

         Desde algum tempo se fala muito de acordos de leniência que estão sendo articulados pelo Ministério da Justiça, Advocacia-Geral da União e o próprio Congresso.

         Essa insinuante articulação do Governo Dilma Rousseff corresponde a decisão política de não aplicar a Lei Anticorrupção, empregando ao invés as compressas de uma estranha leniência.

         Deve-se à iniciativa da Presidenta a decisão de não aplicar a Lei Anticorrupção no que tange às empresas. Ela só pretende processar as pessoas.  No entender do advogado Modesto Carvalhosa, especialista em direito econômico e mercado de capitais, ao se negar a aplicar  a Lei anticorrupção a presidente Dilma Rousseff comete crime de responsabilidade, com o propósito de proteger  as empreiteiras.

         Ainda consoante o Dr. Carvalhosa,  a presidente Dilma Rousseff está incidindo  em crime de responsabilidade no viés da prevaricação. No entender do causídico, ela infringiu frontalmente o Estado de Direito ao se negar a aplicar  a Lei anticorrupção porque quer proteger as empreiteiras.

          Perguntado sobre as alternativas à aplicação ou não da Lei Anticorrupção, disse o Dr. Carvalhosa: “A lei anticorrupção tem o lado punitivo, mas tem o lado que pode beneficiar as empresas. Se fossem processadas e condenadas a pagar uma multa, estariam livres de outras punições. Pagariam a multa e poderiam voltar a ter crédito. Como bancos que pagaram multas em vários países e continuaram operando."

         Para o Dr. Carvalhosa, apesar de as empreiteiras terem  altos executivos presos, elas têm certa capacidade de pressão. “Pelo subsídio que deram formal e informalmente para os políticos na eleição presidencial – eleitos ou não – têm o poder ilegítimo de exigir, agora, a recíproca para se livrarem da punição.”

         Não obstante, o especialista bosqueja um quadro sombrio no que tange à sobrevivência econômica: “Na medida em que não são processadas pela Lei Anticorrupção, se  estão  suicidando, ficam sangrando. Algumas estão vendendo ativos, outras pedindo recuperação judicial, despedindo empregados. Os advogados (no seu entender) precisariam instruir melhor, (eis que) ficam forçando o Ministro da Justiça (José Eduardo Cardozo) a impedir a aplicação da Lei Anticorrupção..."

         Perguntado como vê encontros de advogados com o Ministro da Justiça fora da agenda, assim se manifestou: “O Ministro da Justiça tem a obrigação e o dever de receber os advogados. O que ficou configurado nessas visitas secretas é a advocacia administrativa. Ou seja, aproveitar o poder dele para influenciar membros do governo em benefício de terceiros. Não é o exercício da advocacia. É o exercício da advocacia administrativa mesmo.”

         Quanto à articulação dos acordos de leniência fora da Lei Anticorrupção, disse o Dr. Modesto Carvalhosa: “ O TCU (Tribunal de Contas da União) emitiu o parecer de número 87, em fevereiro, avocando-se o direito de promover acordo de leniência, junto com a AGU (Advocacia Geral da União), fora da lei Anticorrupção. O movimento da advocacia administrativa, envolvendo Ministro da Justiça, AGU, Controladoria-Geral da União e TCU, é no sentido de criar uma anistia ampla, geral e irrestrita. Nâo querem aplicar a Lei Anticorrupção.”

          A solução que esses órgãos, dentro da articulação acima citada, desejam implementar é “fazer um acordo de leniência para todas as empresas do consórcio fora da Lei Anticorrupção. Se houver esse tipo de anistia, o Ministério Público vai pintar e bordar. Vai entrar no Superior Tribunal de Justiça, no Supremo Tribunal Federal, para anular. É fora da lei, porque abrange todo mundo. Segundo o artigo 16, o acordo de leniência é só para o primeiro delator.”

          Nesse contexto, “ a AGU está agindo no sentido de se alinhar para fazer o acordo de leniência com todas as empreiteiras e fornecedores. Esse movimento de anistia abrange a CPI da Petrobrás, que é mais um ato patético do Congresso.  O relator também está na linha de anistiar as empreiteiras.  É um movimento geral no PT, no governo. Todos estão a serviço da vontade da presidente."

         O Dr. Carvalhosa vê como “muito boaa atuação do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot. E prossegue: “Ele tem visão profunda da questão. Foi aos EUA, para falar com o Banco Mundial, que é quem vai declarar a inidoneidade das empreiteiras, ao Departamento de Justiça, à SEC (Securities and Exchange Commission), ao FBI. (Ele) é absolutamente contrário ao movimento de anistia. Ele tem a dimensão internacional do problema. Como cidadão, dou nota dez."

          No que tange à informação de que o Procurador-Geral  pediria  a abertura de inquéritos contra políticos, ao invés de oferecer denúncia, o Dr. Carvalhosa disse que “é uma prudência processual boa, para evitar nulidades e instaurar o devido processo legal, com a produção e a contestação das provas.""

           Perguntado sobre as medidas que virão do exterior, disse: “As medidas que vem de fora são arrasadoras, as empreiteiras vão receber pesadas multas.  Após condenadas, terão os bens e os créditos orquestrados e impedidas de obter financiamento no exterior. A resistência é suicida (sic). Elas vão ser declaradas inidôneas pelo Banco Mundial.  Elas não têm a visão da absoluta imprudência que estão cometendo, ao evitarem ser processadas no Brasil pela Lei Anticorrupção, que é uma de efeitos extraterritoriais."

           Diante da pergunta de como uma punição interna pode evitar a sanção externa, disse o Dr. Modesto Carvalhosa:  Não se pode condenar duas vezes pelo mesmo crime. Se a empresa é condenada aqui pela Lei Anticorrupção, ela não deve ter a mesma punição lá fora. Os tratados que o Brasil assinou são reproduzidos na Lei Anticorrupção."

           Por fim, inquirido pela reportagem da Folha de que a demora pode fazer, respondeu o Dr. Carvalhosa: “Existe um mercado internacional de compra de ativos de empresas corruptas. Já estão comprando ativos de empreiteiras brasileiras.  E, assim, elas vão sangrando, porque não querem ficar purgadas pela Lei Anticorrupção. Vão todas para o beleléu.”

 

 

( Fonte: Folha de S. Paulo, Entrevista da 2ª  Modesto Carvalhosa )

Nenhum comentário: