sexta-feira, 6 de março de 2015

Bate - Pronto

                                               

Renan está uma arara

 
      Renan Calheiros não está nada satisfeito com os procedimentos adotados pelo Ministério Público Federal nas ações contra os políticos incluídos no listão.

      No seu sentir, o M.P. deveria ouvir os políticos suspeitos de envolvimento com o esquemão da propina, antes de pedir autorização do STF. Julga o Presidente do Senado que isso seria de praxe, o que daria às pessoas questionadas oportunidade de defender-se.

      Ainda dentro de ânimo parecido, Renan defendeu novas regras para a recondução do Procurador-Geral ao cargo, como, v.g., a sua desincompatibilização do posto antes do período eleitoral. Ora, como Rodrigo Janot está nesse processo de recondução ao M.P. não seria o caso, se pergunta o Senador se “não vamos ter que, a exemplo ao que estamos fazendo com o Executivo, regrar esse sistema que o Ministério  Público tornou eletivo”.

      O mandato de Janot termina em setembro. A sua recondução depende de a Presidenta aceitar a indicação do M.P. e o Senado aprovar-lhe a nomeação.

 

  Listão ainda não divulgado

 

      Apesar de o Ministro Teori Zavascki não ter ainda revelado a lista dos 45 políticos contra os quais o MPF pede a abertura de inquérito  no STF, já são conhecidos  os nomes de oito senadores com mandato:  Lindbergh Farias (PT-RJ), Gleisi Hoffman (PT-PR), Humberto Costa (PT-PE), Romero Jucá (PMDB-RR), Édison Lobão (PMDB-MA), Ciro Nogueira (PP-PI) e Fernando Collor (PTB-AL). O oitavo é o já mencionado Renan Calheiros (PMDB-AL).

 

MST destrói mudas de pesquisas genéticas

 

       Depois da estranha conclamação de Lula da Silva ao exército de Stédile (sic), não é que grupo de 500 mulheres embuçadas, ligadas ao  MST, invadiram ontem empresa em Itapetininga, no interior de São Paulo, e destruíram milhares de mudas de eucaliptos, mantidas para pesquisas genéticas há cerca de catorze anos ? Além de filmarem o ato vandálico, as mulheres quebraram as estufas da empresa e picharam o local.
      É o caso de perguntar se, no caso, caberia responsabilização por influenciar ato irresponsável e manifestamente contrário ao interesse público.

 
O EI continua na vanguarda da boçalidade

 

       Com blindados pesados o grupo híper-extremista Estado Islâmico (EI), aproveitando-se da covardia do exército iraquiano, destruiu o sítio arqueológico da antiga capital assíria de Nimrod, fundada no século XIII a.C.

       Como se vê o vandalismo não é só apanágio do exército de Stédile (V. Lula da Silva). O E.I. está na vanguarda da boçalidade. Além de sua estúpida violência contra pobres diabos que, por azar ou causas similares, caem em seu poder, e tem as cabeças cortadas por indivíduos encapuçados (como eram os carrascos de antigamente), agora investem  com a mesma inteligência de manada de búfalos contra as ruínas da antiguidade. Além da estupidez sem limites, cabe perguntar se o propósito é só chamar a atenção.
 

Assassínio do Procurador Nisman

 

        Agora entendo melhor porque Jorge Luis Borges[1] detestava os peronistas... Na perícia do local da morte do promotor Alberto Nisman – em que os serviços subordinados a Cristina Kirchner conseguiram desrespeitar todas as regras de preservar a cena do crime -  não é que a perícia contratada pela família, e caracterizada pela exação nas regras do ofício,  contradisse os elementos apresentados pelos sequazes de Cristina?  Consoante a nova perícia, não houve ‘suicídio’ mas sim um brutal assassinato.

        Em questão decerto diversa, mas em que as reações contra e a favor do Procurador Nisman refletem influência ou não do Governo peronista, o juiz Daniel Rafecas, malgrado a recomendação do promotor Gerardo Pollicita (que sucedeu a Nisman), rejeitou a denúncia contra a Presidente Cristina Kirchner.

        O promotor encarregado apelou da surpreendente sentença de Rafecas.

         Além disso, cabe à Câmara Federal determinar se a acusação levantada por Nisman pouco antes de sua morte será reaberta e investigada pela Justiça.

 

 

(Fontes: O  Globo, Folha de S. Paulo)       



[1] J.L Borges (1899- 1986) Poeta, contista, ensaísta e tradutor, é talvez o maior escritor argentino.

Nenhum comentário: