quarta-feira, 4 de junho de 2014

O Erro Salvador


                                  

      O desgoverno de Dilma Rousseff aparece de forma mais acentuada – por enquanto – em pesquisa sobre a situação atual do país, avaliação da situação econômica e dos principais desafios – do que nos reflexos desse estado de coisas nas prévias do Datafolha para as eleições presidenciais de outubro p.f.

      Para o Pew Research Center (o Centro de Pesquisas Pew) estavam satisfeitos com a situação do país, em 2010, 50% e insatisfeitos, 49%. Já em 2013, os insatisfeitos passaram para 55% e os satisfeitos para 44%. Por fim, em 2014, despenca a avaliação sobre a situação atual do país: 72% estão insatisfeitos e  apenas 26% se acham satisfeitos!

       Na avaliação da situação econômica, há grande discrepância entre a avaliação favorável de 2010, que a considera boa em  62%, que ainda subsiste em 59% em 2013  para afinal desabar em 2014, com somente 32% a julgando ainda boa.  Com efeito, a minoria que julgava a situação econômica ruim em 2010 (36%), vira maioria em 2014, com 67% considerando ruim a situação econômica!

       Entre os principais desafios para o Brasil, a inflação é considerada  a principal, com 85% das avaliações. A lista dos seguintes principais desafios para a sociedade brasileira, é na prática uma acusação pesada acerca da capacidade do governo. Com efeito, em termos de importância, após os 85% da carestia, entram a criminalidade e saúde com 83%, a corrupção política, com 78%, a falta de emprego, com 72%,  hiato entre pobres e ricos (68%) e a má qualidade das escolas, com 64%.  Já a Copa do Mundo, na prática o seu efeito sobre a imagem nacional não é concludente: se  para 39% ele é negativo, para 35% será positivo e nulo para 23%.

         O quadro da pesquisa, no que concerne diretamente à sua reeleição ou não, é considerado negativo, avaliado como apontando quadro difícil para a sua recondução neste ano. Em 2010, Lula da Silva recebera a boa nota de 84% dos entrevistados. Hoje,  o país está dividido no que concerne à Dilma: 52% reputam negativa a influência de sua presidência para o Brasil, e 48% a julgam positiva.  É importante sublinhar que se os brasileiros de maior renda e mais escolarizados desaprovam a sua gestão de forma mais contundente, a avaliação negativa, ainda que mais matizada, também predomina nas classes de menor poder aquisitivo e educação.

         Segundo se poderia deduzir das pesquisas da Pew, está na Inflação o fator negativo que mais contribui para as avaliações contrárias ao governo Dilma.

            Aí reside o erro capital de Dilma Rousseff. Na prática, e de forma irresponsável, resolveu enveredar por caminhos perigosos, em que buscava combater a carestia através de declarações retóricas, como se o velho dragão se deixasse conter por esse tipo de linguagem e de falta de plano para continuar o bom trabalho feito pelo governo de Lula (malgrado os pecadilhos das capitalizações no seu final de mandato).

            Dilma Rousseff pensou ressuscitar o desenvolvimentismo, em que as fontes de renda nem sempre correspondiam aos fundos obtidos por fontes fiscais seguras, como são os impostos e taxas.  Gastadeira, mandou que o Banco Central se abstivesse de elevar a taxa Selic para controlar o fluxo monetário.

            A sua ‘reconversão’ à ortodoxia fiscal (com muitas exceções, na chamada contabilidade ficcional) não permitiu que a inflação média  baixasse, a ponto de que até nessa altura do campeonato o patético Ministro Guido Mantega venha declarar que o PIB não está crescendo ... por causa da inflação. Ora, como o dragão não reapareceu por acaso, e a está igualmente bem determinada a responsabilidade pela permanência de uma taxa de alta dos preços que bate(ou supera) o teto da inflação prevista, Dilma, por mais que se esforce, não consegue livrar-se da camisa de Nesso da carestia.

             Daí, a raiva  de pobres e ricos para com o Governo Dilma, que de forma insensata e temerária mexeu com o Plano Real e a preservação da estabilidade da moeda.

              Por isso, a carestia está em toda a parte e o seu dedo aponta para dona Dilma como quem a trouxe de volta. Depois de tudo o que passamos por causa da inflação, não se pode deixar de considerar como irresponsável um governo que a ressuscite.

             E os culpados são...   Lula, que de forma voluntarista e indefensável, fez eleger o ‘poste’  Dilma Rousseff, e a própria Presidenta, que apesar de economista parece não ter aprendido bem a dura lição, de resto bem sabida pela grande maioria dos brasileiros.

 

( Fonte:  O  Globo )

Nenhum comentário: