quinta-feira, 5 de junho de 2014

Brasil: Grevismo mais Indisciplina


                       

                   Falta de autoridade não caracteriza a democracia, mas sim a baderna. A explosão de greves – e de preferência, as mais incômodas e danosas – tem muito pouco a ver com calendários laborais. Na verdade, esses movimentos  parentes muito chegados de um  cínico oportunismo que são, na prática, os chacais dos grandes certamens.

                   A menção de patriotismo lhes provocará gargalhadas despregadas. Como parasitas as diversas atividades selecionam com atenção o momento que lhes afigure mais adequado, o que traduzido em miúdos será aquele que mais possa prejudicar a Copa ou determinado jogo específico. Vêem a ocasião – em que o Estado gastou rios de dinheiro por conta do acrescido prestígio nacional – como uma vasta carniça a ser empregada dentro de esquema da extorsão para constranger o País anfitrião (no caso o Brasil) a concessões exorbitantes, para eludir um eventual vexame.

                   A nossa terra passa por ser o país do jeitinho, que seria aquela solução dita light fora dos cânones legais para um problema tópico. O jeitinho surge como o parente pobre da exploração descarada e  aética de um torneio (Copa do Mundo, Olimpíadas), de que se servem os mais variados ramos de atividade – a responsabilidade e o gabarito não tem efeito aparente sobre a eventual falta de princípios evidenciada.

                   Alguns perguntam se o Brasil tem jeito. A resposta é árdua. Terá a ver com educação? Não, porque muitos segmentos que dela se ocupam diretamente,   presume-se   disporem de conhcimento em alto grau, entram nesse jogo do quanto pior melhor com altos níveis de desfaçatez. Já as atividades com menor índice de conhecimento dispõem de desculpas profusas para ignorarem as ridicularias do patriotismo e de mergulhar na postura dos chacais e de outros animais de ainda menor respeito para obedecer a Lei de Gerson – a de tirar vantagem em tudo.

                  Enquanto isso o Congresso – que trabalha um dia por semana, com um salário que coloca os nossos parlamentares entre os mais bem pagos do mundo (num seleto clube de três) – trata de leis importantes, como a da proibição da palmada. O atraso legiferante é enorme – a Constituição Cidadã tem muitos pedidos de leis constitucionais não atendidos, porque afinal, ela é só de 1988, e ninguém é de ferro ! – mas como diz o italiano che se ne frega (quem dá importância a isso)...

                  No calendário grevista de São Paulo, o metrô vai parar. A Justiça, por seu lado, veta a greve na hora do ‘rush’.  No entanto, a despeito das multas aplicadas nos sindicatos, como se diria antes da revolução francesa, tudo vai bem, Senhora Marquesa! Pois as multas são pesadas e embora cobradas, muita vez não são pagas. Porque nos sindicatos há dissidências – que lançam os movimentos ilegais, mas não se acreditam responsáveis pelo pagamento das multas. É como também na metrópole dos Sarney, em São Luis. Há semanas que a povoação sofre sem condução. Contudo, a despeito das pesadas multas, nada acontece, porque os grevistas dissidentes não se coçam...

 

(Fontes:  Folha de S. Paulo, Rede Globo)

Nenhum comentário: