sexta-feira, 13 de junho de 2014

Notícias direto do Front


                                         

Vaias e insultos

   
      Com a popularidade em baixa – e não é de hoje - a Presidenta tudo fez para resguardar-se das vaias que a saudaram na abertura da Copa das Confederações, no ano passado, em Brasília.

      Dada a sua peculiar situação, a FIFA, a par da cerimônia de abertura com milhares de figurantes e as cantoras Claudia Leitte e Jennifer Lopez, em duelo considerado mais anatômico, nada apresentou quanto ao tradicional discurso dos chefes de estado e do presidente da Fifa. De certa forma, poupou-se o público dos áridos discursos oficialóides que marcam tais inaugurações.

      Sem aviso pelos alto-falantes, mesmo assim Dilma Rousseff colheu a parcela de vaias, insultos e xingamentos, a despeito de  sua aparição no telão ter sido restrita (também com direito a apupos generalizados).

      Surpreendeu aos cartolas estrangeiros presentes que boa parte de tais manifestações hajam incluído palavras de baixo calão, que ainda podem escandalizar os Platini da vida, mas não os brasileiros.

      Vê-se, por conseguinte, que as tentativas dos funcionários do cerimonial, com o intento de tornar a presidencial presença a mais discreta possível não logrou silenciar o público, no seu direito de expressar o que pensa da Primeira Mandatária.

       Nem tampouco foi visto no Itaquerão outro Presidente, o popular Ministro Joaquim Barbosa, que parece não ter mordido a isca presidencial...

 

 Devemos agradecer a Nishimura?

   
      O pênalti em Fred, que foi declarado inexistente por boa parte da mídia, terá sido um presente do árbitro Nishimura? Tenho minhas dúvidas. Aplicou cartão amarelo em Neymar, o que deixa o craque em situação difícil neste turno inicial.

      Malgrado os reclamos de Felipão, o japonês foi mais severo com a seleção canarinho do que com os croatas, em matéria de cartões.

      A seleção,no entanto, carece de alguns consertos, eis que esteve muito aberta e um tanto confusa na defesa. Em Copa do Mundo, não há passeios, porém se pensava que o élan da Copa das Confederações daria a tônica...

     

O Iraque vai resistir?

    
       Que o exército iraquiano tenha dado o vexame do velho recurso de ‘pernas p’ra que te quero ?’, e fugido diante da avançada da milícia sunita não surpreendeu funcionários americanos, segundo consta.

         Por outro lado, o grã-ayatollah Ali Sistani, a maior autoridade clerical xiita no Iraque, veio nesta sexta-feira (que é o dia santo para os muçulmanos) encarecer à comunidade xiita que ajude a luta do Governo contra a milícia sunita (que se apossou de boa parte do território iraquiano).

        Além disso, o aliado iraniano (do governo Maliki) terá enviado destacamento de Guardas Revolucionários para respaldar a administração xiita.

         Como a oposição da minoria sunita se fundamenta sobretudo como reação ao tratamento que lhe é dispensado pelo gabinete do xiita Nouri al Maliki, uma perspectiva válida para a manutenção do Iraque na sua atual conformação dependeria de postura mais abrangente de parte do Primeiro Ministro.

         Se persistir na presente atitude, as perspectivas não se afiguram favoráveis para a construção de uma comunidade em que haja lugar para xiitas e sunitas.  Senão, a fragmentação do estado se afigura inevitável, fragmentação de resto que os curdos – que colecionaram perseguições durante o governo de Saddam Hussein – estão cuidando de reforçar, no que tange à parcela curda do Estado iraquiano.

 

(Fontes:  Folha de S. Paulo,  O  Globo, New York Times )

Nenhum comentário: