quarta-feira, 11 de junho de 2014

CIDADE NUA VII


                A    DAMA  DO   ELEVADOR             

                             X   X   I   X

                                                    

                                   Depois de noite maldormida, Albano deixou Yvone no quarto. Ao vê-la ressonando baixinho,  preferiu não acordá-la.

                                         João o esperava na sala. Já engravatado, e com a camisa branca impecável, a provisória dificuldade em que se achava fê-lo sentir um tantinho de inveja pelo aprumo do amigo.

                                   Que beleza ! Pode-se saber onde mandas lavar e passar tuas camisas ?”

                                          João mal logra dissimular um meio sorriso, diante da aparência de Albano.

                                          “Tenho uma diarista, que vem duas vezes por semana.”  E, como alguém que se lembra de algo importante, bateu de leve no antebraço do amigo e acrescentou: “E por sorte, a  empregada vem hoje, e chega lá pelas onze. Falo com ela antes para que ajude a vocês em tudo que precisarem.”

                                          “Obrigado, amigão. Aliás, teria uma chave pra me emprestar?”

                                          “Ah! que falta de cabeça a minha! Sim! já vou buscar.”

                                          Em instantes voltou, com molho de duas chaves.

                                          “Uma é da porta da frente, e a outra, maiorzinha, da de serviço. Por ora, vocês poderiam ficar cada um com uma. E quanto à entrada do prédio, é o porteiro quem abre. Vou avisá-lo que vocês são meus hóspedes.”                                                 

                                          “Ótimo. Como vou me mexer muito, você tem o número do meu celular.” Parou um momento, e viu que estava apressado. “Olhe, não se prenda por nós...” 

                                          “Você tem razão, Albano. Tenho que apanhar no quarto uma pasta e sair logo. Mas não esquentem: vou chamar a Almerinda para avisá-la da presença do casal. E, por favor, não façam cerimônia. Ela é muito boa gente.”

                                          Parecendo afobado, João voltou em minutos, com uma pastinha e o celular.

                                          “Qualquer coisa, me chamem, por favor.”

                                          E com um tapa nas costas do amigo – o que, por vezes, o assustava, pelo inusitado vigor – em segundos batia a porta, rumo sabe-se lá a que compromisso urgente.                    

                                                                    *

 

                                          Tinha de falar com o Dr. Américo.  Pelas suas últimas saídas, que o chefe via com desconfiança e crescente irritação, sabia que vender mais esse peixe de, pelo menos, faltar naquela manhã ao expediente não seria tarefa fácil. Descrever a sua tentativa de mais uma vez arrancar do mal-humorado diretor outra permissão informal como factível, teria em certos dias o carimbo de missão impossível. Estava consciente de que se desgastara com o chefe algumas vezes por motivos tolos, que não justificariam o seu empenho.

                                          Dessa feita, no entanto, alimentava a esperança de que o Dr. Américo era uma pessoa humana e se comoveria com os pormenores que motivavam a sua participação. Devia, contudo, tomar extremo cuidado na apresentação do caso. Não ignorava que para ter chance de êxito carecia de passar muito por cima o seu papel no que motivara a violência contra Yvone.

                                          E mais refletisse sobre a situação, mais se convencia de que deveria ser muito elíptico quanto à razão de sua interveniência. De modo algum, o velho podia suspeitar que se tratava de um triângulo sentimental.

                                          À medida que se preparava para a ligação, já internalizara a premissa de que a sua participação se impunha em termos de relações familiares, eis que Yvone não tinha nenhum outro parente no Rio.

                                          Não desconhecia, outrossim, que o Dr. Américo era dos primeiros a chegar na repartição. Naquela primeira hora, o mais provável é que estivesse com bons fluidos – ou, pelo menos, ainda não tivesse pela frente nenhum abacaxi. Por isso, embora nervoso pelo que ouvira em passado recente do chefe, armou-se de coragem para enfrentar a fera.

                                          “Doutor Américo ? Aqui é o Albano...”

                                          “Albano ! Vejo, pelo menos, que já acordou...”

                                          O chefe da repartição apreciava a ironia pesada.

                                          Conhecendo muito bem a peça, ele foi em frente, como se nada houvesse.

                                          “Dr. Américo, se o assunto não tivesse urgência, não incomodaria o senhor a esta hora...”

                                          “Vamos logo, rapaz... diga ao que veio.”

                                          “Tenho de levar hoje pela manhã cedo a senhora Yvone Souza à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher...”

                                          “Que é isso, seu Albano, o senhor virou despachante?”

                                          Sem perder o embalo, ele continuou:

                                          “Até parece, Dr. Américo... mas a moça é de família nossa conhecida no Nordeste, e não tem vivalma para ajudá-la no Rio...”

                                          “O que foi que houve?”

                                          “O marido dela é violento, muito violento. Deu-lhe surra que a deixou muito machucada. Tive ontem de levá-la ao IML e daqui a pouco tenho de auxiliá-la com o papelório na Delegacia Especial...”

                                          “Hmm... só não estou entendendo porque o senhor tem de acompanhá-la...”            

                                          “Oh, Doutor Américo! Não tenho dúvidas que o senhor agiria da mesma forma se moça conhecida de sua família carecesse de sua ajuda...”

                                          Interveio uma pausa, que Albano interpretou como o espaço de tempo consumido pela reflexão do chefe, enquanto decidia sobre a resposta.

                                          “Albano, pelo que me diz – e não disponho de outro elemento de juízo – você é o único apoio que a moça tem no Rio. Por isso, não seria correto de minha parte criar empecilho para que venha a ajudá-la numa hora difícil. Sei que essas coisas tomam tempo, mas, logo que possível, quero você aqui de volta.”

                                          Ele via que a estratégia estava dando certo. Havia detalhes que omitira, mas de uma certa forma não faltara com a verdade. Precisava, todavia, carregar um pouco nas tintas, para que o dr. Américo não formasse  expectativas demasiado otimistas quanto ao horário de sua volta ao expediente.

                                          “Gratíssimo, Dr. Américo! Vou procurar estar aí logo que possível, mas não posso passar por cima da circunstância de que a jornada vai ser complicada. O senhor não ignora a burocracia disso tudo... E ainda terei de passar no Instituto Médico Legal, para apanhar com o Dr. Pinho e Silva o laudo...”

                                          “Dr. Pinho e Silva ?! Conheço ! Por estranho que pareça, já trabalhamos juntos em uma ocasião... mas foi, é verdade, há algum tempo...”

                                          Albano engoliu em seco. A sua estória corria perigo se os dois se falassem. Logo, no entanto, se acalmou. Pelo visto, desde muito que não cruzavam. Não seria por aí que o chefe ficaria sabendo de sua relação com Yvone e o realmente acontecera...

                                          Aproveitando a deixa, ele tratou de encerrar a conversa, tomando cuidado de não atar-se a compromissos que lhe diminuíssem o tempo. Tinha que ser objetivo, para não dar muitas ilusões ao chefe quanto ao tempo da licença.

                                          “No correr do dia, Dr. Américo, prometo informar-lhe dos tempos que faltam e quando me será possível retomar o expediente...”

                                          “Epa, rapaz! não estou gostando nada desse raciocínio...”

                                          “Peço ao senhor confiar em mim, Doutor Américo. Retomarei o trabalho tão pronto quanto possível. Além disso, se me permitir, manterei contato com o senhor, mas não quero abusar de seu tempo...”

                                          “Não se preocupe com isso, meu filho! Mantenha-me informado.”

                                          Concluído o telefonema, o coração de Albano já não batia tão estugado. Se não houvesse divulgação maior daquele fato policial, nutria a firme esperança de que a sua mentirinha sobreviveria incólume.

                                                            *                 *    

                                          Pouco depois, o casal saía do apartamento, rumo à delegacia.  No ônibus, logo apareceu alguém que cedeu o lugar a Yvone, decerto impressionado pelas marcas no rosto. Por sorte deles, o tráfego não estava ruim, como de hábito.

                                          Já no centro, desceram perto da Praça Tiradentes, e rumaram para a Delegacia. O pessoal de serviço reconheceu o casal, e em poucos minutos estavam no gabinete da Delegada. Albano descreveu a passagem pelo IML e o exame de corpo-delito.

                                          “Pretendo passar hoje por lá para apanhar o laudo.” 

                                          “Se fosse o senhor, passava amanhã...”, disse a delegada. E vendo que Yvone se quedava quieta, com ar distante, resolveu dar-lhe mais atenção: “Como se sente? Algo lhe incomoda?”

                                          Dando a impressão de que saía de torpor, a moça custou a responder.

                                          “Fora a minha cara que ainda assusta as pessoas, a violência do Euri não me incomoda tanto...”

                                          Albano não conseguia dissimular a irritação com o hábito de Yvone de referir-se ao marido por um apelido doméstico.

                                          “Gostaria de saber, doutora, quando poderemos ir ao apartamento para retirar os pertences dela...”, perguntou.

                                          “Leva tempo a burocracia formal. Precisa de  advogado para conseguir a medida de segurança do juiz, dispondo sobre o afastamento do marido-agressor da vítima. Mas talvez a informalidade pudesse adiantar as coisas... Mandei  intimação para o Sr. Eurípides Souza e fiquei sabendo que está viajando.”

                                          “Ele é caixeiro-viajante”, disse Yvone num suspiro.

                                          “E parece que só volta ao Rio daqui a dois dias...”, disse a delegada. “Foi o porteiro que informou o meu agente.”

                                          Ao ouvirem isto, Albano e Yvone se    entreolharam.                                                    

                                          “Bem, a senhora tem o meu celular. Por ora, estamos arranchados no apê de amigo meu...”

                                          Levantando-se da cadeira, sinalizou com a cabeça para a namorada que era hora de mexer-se.

                                                              *                *    

                                                                       

                                          “Cê tá com a chave do apartamento, né ?”

                                          “Estou.”

                                          Yvone logo entende de que apartamento se trata. Albano, com um sorriso, afastou os temores da namorada. Ali perto, havia loja com boa oferta de malas.

                                          Pouco depois, já munidos de duas, seguem  para o prédio onde moravam até a véspera.

                                          Lá chegam por volta das onze. Para ganhar tempo, apesar do dinheiro curto, foram de taxi.

                                          A cara que fez o porteiro Zé Antônio era daquelas que ficam gravadas nos porta-retratos da memória.

                                          “Tens notícias do Eurípides? Sabes quando volta ?”, perguntou Albano.

                                          “Como de hábito, não me disse nada. Mas ouvi de morador que voltaria amanhã à noite...”

                                          “Vejo que a barra tá limpa... qualquer coisa, me avisa pelo interfone.”

                                          “Vocês vão ficar no teu apê ?”

                                          “Por enquanto, não. Tamos só de passagem”, disse ele, com um meio-sorriso.

                                          O casal sobe direto para o apartamento de Yvone. Aberta a porta, e as malas na sala, Albano sente que precisa ficar ao lado dela no primeiro momento. Diante do palco dos horrores por que passara, ela parecia transfixada, incapaz de qualquer movimento. De pronto, deixa para depois a sua passagem pelo próprio apartamento.

                                          Hirta, como estátua de sal, ela se cinge, por uns bons minutos a choramingar, enquanto contempla a bagunça na sala.

                                          Mais do que a impressão,  ele tem a certeza de que Yvone se sente diante do cenário da agressão sofrida. Como  cruel série de deixas naquele palco de instantes transidos de medo e dor, Albano pode imaginar o que tudo aquilo faz por reviver momentos que ela precisa esquecer.

                                          Dessarte, ele se interpõe entre ela e a cena congelada que está diante deles. Assim, enquanto a envolve com carinho em longo  abraço, a beija, seguida e ternamente, tanto na boca, quanto nas faces. Nos intervalos,sussurra aos seus ouvidos :

                                          “Amorzinho, reage. Não deixa que essas cenas de filme ruim  figurem na sua memória. Isto que está aí é passado. Não permita que ele tenha guarida nas tuas lembranças.”  

                                          Transcorrido um tempo, Yvone entendeu o propósito do namorado e se deixou levar pelas carícias. Aninhou a cabeça no regaço do companheiro e pareceu mergulhar em realidade bem diversa  da que padecera naquele ambiente.

                                          Então, Albano sentiu chegado o momento de por fim às memórias ruins. Envolvendo-a nos seus braços, quase num suspiro, murmura no seu no ouvido: “É hora de virar a página, minha querida. Vamos nos mexer, amor meu. Que tal a gente ir em frente,  passar para o quarto, e lá Você começar a escolher o que vale a pena levar.”

                                          O jeito e a paciência do companheiro acabaram por vencer o trauma de Yvone e o consequente enrijecimento.  Desse modo, quando começa a jogar vestidos, roupas e demais pertences na mala, por um átimo, ela lhe dá a impressão de descambar rápido para o estado oposto, como se da virtual paralisia corresse o risco de tombar em um oposto frenesi. Para evitar que amontoe coisas inúteis, ele se apressa em dizer que não há condição de carregar tudo o que, em primeiro relance,  ela vai separando para levar.

                                          “Pega tudo o que quiser.  O que a gente não puder levar pra casa do João, deixamos no meu apê. Assim, você se garante, e não larga nada aqui de que mais tarde possa se arrepender de haver deixado com ele.”

                                          Yvone gostou da sugestão, que simplificava o processo, e lhe dava uma segunda chance antes de desfazer-se de suas coisas. Por isso, deu-lhe um beijo mais comprido e ensaiou o primeiro sorriso.           

                                          A função correu rápido. Ao vê-la dar sinais de que não restava muito por fazer, lembrou-se de providência que ela ainda não tomara.

                                          “Onde estão os teus documentos?”

                                          Surpresa, ela o encara: “Toda razão. Tinha me esquecido por completo! Estão na escrivaninha do Euri!”                                                                    

                                          Guiados por Yvone, entram em cubículo, que o marido transformara em escritório.

                                          “A gaveta está fechada a chave!”, exclamou.

                                          Sem hesitar, Albano força a fechadura.

                                          Em seguida, a namorada se põe à obra. Depois de conferi-los, separou os seus documentos e o pouco restante que existia de pessoal dela.  Ao dar com envelope com dinheiro, olhou para o namorado.

                                          “É teu ou não?”

                                          “Não. Isto é dele.”

                                          “Então, deixa aí.”

                                          Cerca de duas horas depois do começo, com as cenas da altercação e das covardes sevícias enfim jogadas na lata de lixo,  Yvone de novo o encara.

                                          “Tudo em cima?”, pergunta Albano.

                                          “Sim. Acho que não me esqueci de nada.”

                                          “Então, querida, me dá, só pra checar, uma repassada em todo o apartamento.”

                                          Cerca de cinco minutos depois, ela volta, sem nada nas mãos. Excluídas as marcas da sanha bestial e enfurecida que ainda trazia no semblante, dir-se-ía que estava de cara lavada, livre das sombras  de uma hora má.

                                          “Pudemos carregar o que é seu para o meu apê?”

                                          “Só usamos o elevador para o que for pesado. Pro resto, eu levo pela escada!”      

                                          Dizendo que não era aleijada e podia ajudar, Yvone começa a travessia.

                                                             *                *

                                          Como Yvone era jeitosa, conseguiram arrumar as roupas com um pouco de ordem. Por outro lado, os adereços, objetos de toucador e os estojos de maquiagem, ela os separou entre um mínimo indispensável, que levaria consigo, e o restante, que dispôs como pôde no apê bastante menor de Albano.

                                          Assim, lá pelas duas, quando a fome bateu, ele já cuidara de trazer tudo o que ela desejava guardar, fosse vestuário, objetos vários e uma que outra peça de mobília.  Por sorte – e muito por conta da hora – não topou, no corredor e nas escadas, com vivalma.

                                          Desse modo, ao cerrar o apartamento, checando janelas, luzes e torneiras, ele levou tão só dois porta-retratos, que na correria a namorada deixara para trás: a foto dos pais (falecidos) de Yvone, no dia do casório, e o retrato dela, muito jovem ainda, sorridente e solteira.  

                                          A caminho de botequim da vizinhança, onde serviam um aceitável bife com fritas, passaram pela portaria. Ali estava, atento como um cérbero, o conhecido Zé Antônio. Pensando menos na violência de Eurípides e mais nas confusões e maçadas do casalzinho – de que temia algumas  pudessem sobrar para ele – o porteiro sequer os cumprimentou, servindo-se daquele olhar esgazeado que nada parece ver enquanto tudo registra.

                                                             *                 *

                                          A tarde passou rápido. Depois do almoço, em que a fome lhes fez limpar o prato, deram um pulo no apê de Albano para pegar o que tinham separado. Ainda não faziam ideia do tempo que passariam na casa de João. Pela falta de conforto, esperavam que fosse breve... Por isso e para facilitar o transporte, procuraram limitar ao máximo o que carregariam.

                                          Lá chegados, depositaram as coisas e logo saíram. Havia mercadinho por perto, onde pretendiam fazer um rancho. Os dois bem se lembravam da noite passada, e não tinham a menor intenção de passar fome outra vez.

Nenhum comentário: