terça-feira, 11 de junho de 2013

Cartas ao Amigo Ausente (IX)


                                                                       IX

      

         Meu prezado e bom Amigo Pedro,

 

        afinal os formulários da abertura da conta já foram expedidos, por mala diplomática, pela Divisão do Pessoal para o Escritório Financeiro. A determinação para a agência do Banco do Brasil em Miami decerto só sairá quando chegar ao mesmo Escritório a papelada que separadamente enviara para o Dr. Brito.

         Se soubesse da trabalheira que ocasionarias com o cancelamento da tua conta, homem ponderado que sempre foste, terias deixado um remanescente, de maneira a evitar todo esse cipoal burocrático.

         Entretanto, cabe assinalar que, sob um aspecto, a tua decisão teve resultado útil. Reporto-me ao endereço que, se acaso figurasses como correntista, forçosamente seria o da Visconde do Uruguai, 128. Graças à tua impensada reação, desse emaranhado inda se pôde retirar um único e benéfico fruto.

         Seguindo a correspondência aos cuidados do Dr. Manoel Brito, no seu endereço de Niterói, tratará o teu amigo in pectore de fazê-la chegar, com a devida discrição, a Madame Thérèse, como ele por vezes cerimoniosamente a chama. Todo esse esquema se funda no desígnio de proteger a viúva das cobiças da criadagem e, em especial, do inútil Hermes (x) de quem seria melhor livrar-se logo.

        Reconheço que, em mencionando esse tópico, estou sendo algo repetitivo. Neste meu dourado exílio, convém admitir, é ponto em que não me cabe tomar iniciativa. Somente o Dr. Brito ou a própria Therezinha teria condições de fazê-lo, podendo aquilatar a oportunidade contra os riscos envolvidos. O mais adequado será quiçá abrangê-lo em medida mais geral, de forma a que não se sentisse singularizado.

        Recebi hoje carta do amigo Rezende, postada em Ubá aonde foi visitar a sua irmã, Dulce. Ignorava que fosse esposa do nosso colega João Baptista Pereira, que não acredito haver jamais encontrado. Essas idas a Minas Gerais são dolorosas para ele, eis que verifica a cada ano o desfiguramento de Dulce, paciente do mal de Parkinson.

        Ressalvada esta má notícia, a resposta de Rezende à minha correspondência me deu muita satisfação. A ele ora considero um grato amigo e bem sei que, por devê-lo inteiramente a ti, a sua prática constitui, a par das inúmeras qualidades, um benfazejo exercício não de mera recordação, porém de revivência da tua presença. Pois ao conversar com ele, seja por carta, seja por telefone, seja enfim em mesa de restaurante, quem há de negar a tua participação, malgrado silente permaneças ?

        Durante os anos do Ererio, continuamos a nos reunir no Urich. Depois de longa preparação – é de lembrar que o primeiro capítulo do teu livro dobre o Animal Político eu o li durante almoço no Falcone, em Petrópolis, em princípios da década dos noventa – o ritmo que imprimias à redação teve marcado incremento. Assim, desde os primeiros meses de 2004 começaste a trazer-nos diversas partes da monografia. Se ainda não era a ordenação conclusiva – farias modificações em alguns estudos suplementares, a que denominaste ‘excursos’, inclusive desdobrando um que outro em análises distintas – já indicavas claramente que te dispunhas a arrematar o trabalho, a que dedicaras tantos anos de leitura e pesquisa. Tinhas, como de hábito, mui presenta a injunção da acurada atualização das fontes. Todavia, esta preocupação, se levada a extremos, tornaria impossível a finalização da empresa. Parece evidente que, embora te fosse penoso separar-te daquela tua criatura, em determinado momento te conscientizaste de que era forçoso traçar o nec plus ultra. E foi o que fizeste.

        À medida que se conformava a versão definitiva, o projeto inicial expandiu-se deveras, atingindo inúmeros tópicos que, ao encetares a redação, certamente não estariam no esquema primitivo da obra. A par dos capítulos que versavam o motivo central do livro – a célebre e controversa afirmação aristotélica de ser o homem  um animal político – julgaste apropriado desenvolver as notas de fim de capítulo e, a meu ver, de acordo com repensamento tardio, alinhavar uma sucessão de pequenos ensaios, i.e., os chamados ‘excursos’.

        Repassando as versões preliminares do ‘Animal Político’ – infelizmente, o texto definitivo ficou na minha biblioteca no Rio de Janeiro – já nítida se afigura a evolução da relação do excurso para com os temas analisados pelos quatro capítulos basilares da monografia. De início, estreitamente conexos aos vocábulos e/ou conceitos examinados, aos poucos a série se amplia e o enfoque se torna mais largo. Assim, de explicitação ou aprofundamento do conceito em tela, se contempla discussão mais ampla, em que são desenvolvidas outras questões, não necessariamente ligadas de modo direto aos temas fundamentais do trabalho.

        Se se podia ter diferente visão quanto à circunstância de caber ou não a inserção deste ou daquele excurso no contexto geral do livro, era manifesta a tua intenção de valer-se de uma proposição analítica, com limites definidos pela premissa escolhida, para proceder à exposição mais lata e abrangente de experiência e erudição que acreditavas de alguma forma adstrita àquela matéria.

        Com efeito, mediante o emprego do excurso, encontraste instrumento que te ensejou discorrer a respeito de variegados tópicos, objeto do próprio estudo e preocupação, e que, a teu critério, de forma assaz difusa poderiam ser correlacionados com os conceitos implícitos no tema sob exame.

        Ativo e válido, pairava diante de ti o mistério de adentrar o domínio dos octogenários. Mal distinguindo através do nevoeiro do futuro as sombras da tua progressão, terás decidido, talvez sob a influência de pressagas inquietudes, juntar a esse comentário sobre frase específica do Estagirita a tua mensagem de intelectual e estudioso. Para tanto, o receptáculo carecia de ser largo.

        Quase ouço obtemperares que dessa função do excurso estavas bem consciente. Para tanto, basta consultar o Houaiss, cujo verbete, em sua segunda acepção, reza: “desvio do tema, do assunto principal; digressão”.

        Sob tal pressuposto, a monografia se metamorfoseia em poligrafia, e se torna devedora da admiração do leitor, pela erudita análise de múltiplos temas. Para quem, como tu, iniciara nos páramos quitenhos a jornada bibliográfica em busca das origens do direito penal, a exegese do dito de Aristóteles se terá mostrado em um momento de sua fase conclusiva demasiado acanhada, se não a encarasses de maneira mais livre e desembaraçada.

        Dessa maneira, não me proporcionaste pequeno prazer ao me trazeres à leitura o proêmio, a introdução, os quatro capítulos sobre o Animal, o Político, o Social e a Pólis, e a respectiva conclusão. A tais partes carece aditar, além das doutas, fornidas e ilustrativas notas – não raro em conjunto mais extensas do que os capítulos que complementam -, vinte e sete excursos, ou, melhor dizendo, pequenos ensaios. No segmento final, dás o teu parecer acerca do significado do conceito. Não é simples opinião, porém a concreção de juízo exaustivamente dissecado em todas as suas arestas, veios e facetas, à luz de fontes antigas e modernas, consultadas e colacionadas com o vagar e a meticulosidade do estudioso imerso, em meio ao silêncio do seu gabinete, nas próprias anotações, volumes, ideias, hipóteses e, ao cabo, sofridas construções.

        Ao virar a última página, terá defrontado o leitor não um quadro e sim vasto painel, em que no laborioso itinerário das teclas da Olivetti traçaste com a firmeza e  propriedade do saber haurido em tantas décadas não decerto apenas avaliação sobre uma pinçada frase do Estagirita, senão e quiçá sobretudo a exposição de cultura que forçosa e naturalmente extravasa os estreitos confins do tema a que, de início, imaginaras dedicar aquela jornada livresca.

        Dessarte, consoante a praxe dos almoços, ainda de pé, enquanto nos acomodávamos à mesa do Urich, retiravas agora das sacolas, ao invés de xerocados artigos de revistas especializadas, os distintos fascículos que comporiam o livro in fieri. E ao confiar-nos – a Rezende e a mim – as diversas peças em que ele se articularia, ao subentendido privilégio de perlustrá-las, repetias, como um mantra, a recomendação de nossas observações e eventuais correções do texto.

         A experiência, no entanto, me ensinou que não deveria levar muito ao pé da letra essas iteradas instâncias. Em geral, me limitava a assinalar as repetições e demais erros tipográficos. Podia não estar de acordo com este ou aquel ponto, mas, por conhecer as tuas opiniões, não julgava apropriado que desejasse fazer valer as minhas. Diga-se, aliás, de paso,  que tais discordâncias constituem a exceção e não a regra.    

         Surgiu, no entanto, questão que, a meu ver, justificava um subsídio ao “Animal Político”. Tratava-se de um aporte tópico, concernente ao status jurídico de Aristóteles em Atenas. No trabalho havias asseverado que inexistia nas fontes da Antiguidade indicação precisa quanto a esta condição. Como referi acima, lera o “Aristotle in the Ancient Biographical Tradition”, de Ingemar Düring. Ora, nos comentários ao manuscrito ‘Vita Marciana’, o classicista sueco assinala que, no seu parágrafo  42, se acha a menção de que o Estagirita era um ìÝôïéêïò (i.e., um meteca). A propósito, acrescenta Düring que “nenhuma outra fonte menciona este importante fato”.

         Sabedor da qualidade da ‘Vita Marciana’ dentre as epítomes de uma biografia neoplatônica de Aristóteles, atribuída a Ptolomeu el-Garib, e consciente de que não consultaras esta obra de Düring, não me restavam tampouco dúvidas do fundamento e pertinência deste dado. Animado de tal certeza, redigi um papel sobre a matéria, em que tomei o cuidado de citar ipsis litteris o trecho do manuscrito e as observações de Düring. Estávamos não diante de ilações, suposições ou hipóteses, mas de assertiva arrimada em fonte antiga e irreprochável. É, pois, um fato que Aristóteles era um îcíïò ìÝôïéêïò .

         Para minha surpresa, meu caro Pedro, ignoraste a achega. É-me difícil atinar com a razão determinante. Se me permites elucubrar, os ingredientes da tácita recusa seriam, quem sabe, a postura rígida quanto a contributos alheios, a circunstância de não estar a citada obra de I. Düring entre as referências bibliográficas do “Animal Político”, e, last but not least, sendo o trabalho batido à máquina, a maçada trazida pelas alterações, forçando o refazimento de uma ou mais páginas.

        Depois disso, preferi ater-me às correções de eventuais lapsos tipográficos que porventura deparasse no texto. E o que se convertera em praxe – a tradição dos fascículos no encontro por volta de uma hora no Urich – não iria amortecer o simbolismo do dia em que nos trouxeste a versão acabada da “Crítica do Animal Político – O significado de uma expressão sem sentido”. Além do nome do autor, Pedro Carlos Neves da Rocha, a indicação do lugar, Petrópolis, e data, 2005. Dedicaste o livro, nas suas 196 páginas, a Therezinha.

       Recordo-me, por sinal, que, ao entregar-nos, a 29 de julho de 2005, cópias do typescript definitivo, me agradeceste a colaboração. Para nosso assombro, no entanto, encadeaste o muito obrigado com repreensão, em tom senão veemente decerto acalorado, ao velho amigo Rezende por não ter feito uma correção sequer a todo o trabalho. Rezende, chocado com a inaudita censura, limitou-se a balbuciar a própria estranheza. Na verdade, o que Pedro exprobava era mais a suspeita de que o velho amigo apenas houvesse folheado a obra de sua vida.

        Felizmente, o incidente não deixaria marcas. De natural generoso, e conhecendo-te o temperamento, ele não guardaria mágoa do rompante.

       Mudemos de assunto. O dia 26 de julho de 2006, meu aniversário, virou verdadeiro ímã, só que para atrair aborrecimentos. Tensões de todo gênero transformaram data de regozijo em encruzilhada de inquietudes. De muitas, o ralo do olvido delas cuidará. Resta apenas uma, que me acompanhará até que possa afastá-la com serena e inquebrantável determinação. Mas por ora, deixemô-la no vestíbulo, eis que não é chegada a hora de apresentá-la.

         No entanto, esse concurso perverso de circunstâncias – parafraseando a cínica resposta de um diplomata que, em tempos idos, ingressara na carreira pela porta dos fundos do concurso de títulos – me causou crise de coluna. Por fortuna, não das mais graves, porém o bastante para incomodar-me uma semana e interditar-me o acesso ao computador.

        Nunca me animei a perguntar-te da tua ojeriza ao natalício, que ía ao extremo de tentar ocultá-lo. Não sei se tal aversão irrompera com a idade, ou se sempre a trouxeras contigo. Até o pobre Rezende, que te praticava desde os bancos universitários, dessa data não tinha a menor ideia.

       Por força do almanaque do Itamaraty, sabias que eu não podia ignorá-la. Sem embargo, por muito respeitei esse teu vezo. Em 2004, todavia, ao completares oitenta anos, julguei que não teria cabimento prolongar o silêncio. E talvez a experiência do ofício me haja soprado a maneira de quebrar a regra sem parecer fazê-lo.

        Com o esmero que a ocasião pedia, te escrevi missiva em que, sem reportar-me expressamente ao motivo, significava a ti o meu discreto e sincero cumprimento. Alguma amical e imponderável influência fez com que a correspondência te viesse às mãos no próprio dia quinze de maio.

       Meio sem jeito, te conformaste com o inelutável. Vazara o segredo: a efeméride se torna do público domínio de dois amigos.

       Pois hoje me pergunto se bem agi. Com em tantas outras cousas, o tempo ingrato me ensina que, malgrado a aparente caturrice, havia bons motivos enfurnados nos panos do teu manto de mistério. Vale a pena comemorar a sinistra progressão ? Esfalfar-se em festas, receber abraços de desconhecidos, afanar-se como o vulto no cais que agita o lenço branco para quem não mais logra distinguir ?

      Que não se esqueçam – o aparte surge raivoso e irreprimível – os instantes de transida emoção, com entes queridos partilhados.

       São velhas, antiquadas imagens, concordo. E, não obstante, meu bom Amigo, se metáfora é movimento, a sua roupagem carece de importância. Partidas, seja como forem, as haverá sempre, e com elas estará a angústia.

      No punhado de dias que te prenunciavam a viagem, sozinho em lúgubre quarto quiçá jamais utilizado, respirando atrás das venezianas cerradas o ar úmido, carregado de mofo e de ácaros, deitado em vetusta cama, a cabeça pousada sobre amontoados travesseiros, enquanto sentias no corpo o desconforto da falta de um leito hospitalar, em que te faria pensar o súbito AVC que te imobilizara a perna esquerda ? Terás acaso duvidado da sensatez da tua negativa à internação, tomada contra vento e maré, rejeitando o abalizado conselho do teu velho e secreto clínico, a quem logo chamaras quando viste da doença a face hedionda ? De que valera a quixotada, em face da impossibilidade do refúgio na biblioteca, de que agora vês cortarem as amarras, em absurda sucessão de contingências diante das quais te descobres não simples espectador mas inerme condenado a escutar o cansado ir-e-vir de um pêndulo cuja corda parece em vias de terminar ?

        É um lugar-comum atribuir ao homem de fé serenidade diante do mergulho nas profundezas  Eåí   GÁéäïõ[1] - a imagem célebre do jovem tuffatore no pequeno museu nas cercanias de Paestum semelha o reflexo de tal confiança – que o ateu ou o agnóstico não possuem. Frequentavas livrarias religiosas como a Loyola, assinavas revista filosófica tomista dirigida por clérigo, porém jamais revelaste qualquer crença, acoimaste manifestações religiosas ou investiste contra crendices e superstições. A par de recomendar-nos vivamente um livro sobre o niilismo, nunca ouvi pronunciar-te acerca de tais assuntos. Já o Rezende não alimenta dúvidas sobre o teu agnosticismo. Na tua biblioteca, como aludi acima, há uma enciclopédia sobre o ateismo em, creio, quatro volumes, e os in-octavo do famoso pensador cético Pierre Bayle.

        Se a virtude teológica da fé infunde em quem sente avizinhar-se a efígie da morte a tranquila certeza da passagem para o outro mundo, seja qual a caracterização dada pela respectiva religião ao além, não transmitirá acaso o nada para o ateu ou agnóstico, quer a promessa de um infinito repouso, quer a libertação das ilusões e agruras terrenas ? E não será porventura a reação individual diante do supremo desafio mais um produto da própria coragem e desassombro do que de uma convicção ideológica, não importa se religiosa ou filosófica ?

        Ao evocar o que penso haja sido a tua resposta na solidão do quarto denominado de hóspedes, a minha mente oscila entre o inato temor que nasce do instinto de sobrevivência – nas palavras de Eurípides   JÇí dãã˜ò hëèw èÜíáôïò, ïšäårò âïýëåôáé èíóêåéí[2]  e a aceitação da condição humana (e. por conseguinte, da própria mortalidade). Se essa última atitude pode ser resultante de muitas causas, parafraseando um outro dito, de tantos livros terás colhido a lição de melhor compreender esta realidade existencial.

         Se tivesses aceito permanecer na casa de saúde e apartar-te, por uns poucos dias, da tua biblioteca, se sobretudo houvesses assentido à inelutável intrusão da parafernália médica, terias muito provavelmente sobrevivido àquela crise. Ao recusares a submissão a tratamento terapêutico intensivo, em voltando para casa, preferiste continuar o mesmo opositor de consciência à intrusão dos clínicos. Por isso pagaste preço abusivo, como a estada no cômodo sombrio te haverá mostrado, no vagaroso escorrer dos minutos, das horas, dos dias e das noites, murado por surdas e bolorentas paredes, visitado por aleatórios, ansiosos e bem-intencionados préstimos, posto que desprovido da indispensável assistência profissional na sua rotina de atenções pontuais e eficazes.

         Por desgraça, assim não o foi desta feita. Fugindo da asséptica e impessoal frieza dos hospitais, o condutor do carro de lenho deu rédea solta ao corcel das paixões. Por vezes, o retorno à querência não é garantia de salvação. Ao enjeitar tempestivos cuidados médicos, abraçaste o destino de um doente do século dezenove, para quem a pneumonia e a extrema unção caminhavam de mãos dadas.

        Lá de cima, no teu etéreo assento camoniano, te peço releves esses reclamos. Mais do que resmungos, são objurgatórias de quem deplora a partida prematura e a privação definitiva do convívio gratificante, enriquecedor, estimulante e insubstituível. No desaparecimento de um amigo como tu, a quem tanto devo e a quem tanto apreciei, até mesmo na símile de Platão dos coices assestados pelo jovem Aristóteles, resta sobretudo a egoística certeza de que a própria existência se torna menos interessante.

        ÐÜíôùí êôçìÜôùí ôéìéþôáôïí Píxñ ößëïò.[3]

        Com o saudoso e forte abraço ao amigo ausente,

 



[1] do Hades
[2] Ao aproximar-se a morte, ninguém quer morrer.
[3] De todos os bens, o mais precioso é o amigo.
(x) pseudônimo.

Nenhum comentário: