sábado, 31 de janeiro de 2015

Rescaldo da Semana

                               

O incrível déficit fiscal

 
        É difícil imaginar que, em outro país democrático, um governo como o de Dilma Rousseff tenha conseguido reeleger-se, apesar de sua calamitosa atuação econômico-financeira.

        Ela trouxe, a despeito de não poucas advertências, a inflação de volta. Fragilizou o Plano Real – que jamais considerara fosse outra coisa que plano do PSDB, e não conquista da cidadania, ao lograr vencer a inflação  - e, como se tal não bastasse, quebrou repetidamente o teto das metas anti-inflacionárias do Banco Central.

        Além da inação nas obras anti-apagão – de que já sentimos os reflexos, afinal estourou a verdade do déficit fiscal de 32,5 bilhões. Ao invés de o que propalara, para fins eleitoreiros, Governo federal, estados e municípios voltaram aos velhos tempos, a sublinhar que a faina de enfraquecimento da Lei de Responsabilidade Fiscal também prosseguiu em 2014.

          É grave o simbolismo deste primeiro déficit fiscal desde 2002.  Por conseguinte, a dívida pública aumenta, e passa de 33,8% para 36,7 %  do  PIB. Joaquim Levy – se Dilma e o PT o deixarem trabalhar – tem tarefa mais difícil agora de obter superávit fiscal de 1,2% do PIB.

          Sabia-se que as coisas não andavam bem, mas os números do Banco Central conseguiram surpreender o mercado, que não esperava resultado tão ruim.  Por que Miriam Leitão  considera a condução da política fiscal um desastre no primeiro mandato de Dilma? Se o déficit nominal de 6,7% do PIB é péssimo resultado, tal má notícia se compõe com uma alta na dívida bruta em 6,6%, o que também é preocupante.

 
O  descalabro na Petrobrás

 

          O mercado e os analistas haviam acreditado que Maria das Graças Foster seria levada na mega-crise da Petrobrás, mas Dilma Rousseff preferiu respaldá-la e fazer ouvidos de mercador para o que mercado e política recomendavam.

          Considerou-se insustentável a posição de Maria das Graças, mas esqueceram de consultar a Presidenta. A negação da realidade, sobretudo em crises do porte da Petróleo Brasileiro S.A., em geral não dá bons resultados. Pois sem qualquer desdouro da Presidente da Petrobrás, dado o tamanho do escândalo e a enorme quantia que está sob suspeita, fica difícil entender que se mantenha alguém na direção da maior empresa nacional, que não deu tento às advertências de funcionária isolada da empresa, nem tampouco se teria apercebido de  que algo de muito errado grassava na Petrobrás.

          É voz corrente e inegável o aparelhamento partidário da Petróleo Brasileiro. Se o escândalo cresce a ponto de que se possa chamar a empresa de PTTROBRÁS, é outra estória. Nesse contexto, por ora, a participação de Lula da Silva no mega-escândalo se tem circunscrito às memoráveis produções cartunísticas de Chico Caruso.

 

Nota Citadina sobre descaso do Prefeito E. Paes

 

        Desde algum tempo se vê crescer o número de usuários de crack que aparecem nas calçadas de Ipanema. Pela desatenção de certas agências, como a da Caixa Econômica Federal na Visconde de Pirajá, entre Farme de Amoedo e  Teixeira de Melo, muitos  craqueiros  se abrigam na calçada fronteiriça, principiando a incomodar pelo número os transeuntes.

        Agora, a notícia de que esses bandos estejam migrando das cracolândias na zona Norte para áreas como as Praças General Osório e a de Nossa Senhora da Paz – não obstante esta última se ache cercada de tapumes pela interminável obra do Metrô – traz mais um elemento de grave ameaça às características desses dois logradouros.

        Pela indiferença do Prefeito Eduardo Paes – que nada fez para preservar a memória de Ipanema, conforme tenho denunciado por este blog e mais de uma vez – ora Ipanema pode ser considerada da Francisco Sá até a Farme de Amoedo como descaracterizada, com a invasão da tríade farmácias-bancos-e comércio de quinquilharias, como se fora continuação da Copacabana, que hoje não mais relembra a Princesinha do Mar e o decantado bairro de antanho.

         Nessa toada, o comércio de qualidade, e suas calçadas, vão batendo em retirada, tangidos seja por aluguéis absurdos, seja pela displicência municipal. A memória perdida de Ipanema, que um bom Prefeito timbrara em marcar em cerca de quarenta plaquetas de bronze nas calçadas fronteiriças foi toda meticulosamente arrancada, em operação decerto mágica, eis que nenhuma autoridade semelha haver-se dela  apercebido.

 

( Fontes:  O  Globo; coluna de Míriam Leitão )                   

Nenhum comentário: