terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Notícias direto do Front

                                   

Contradições da Presidenta

 
         Na república sindicalista, a equipe de Dilma semelha nervosa. Nessa dança e contradança de vantagens sindicais – sejam elas ultrapassadas ou não – preocupam o Planalto, em que as Centrais são vistas com nervosa atenção.

          Assim, tudo leva a crer que a regra que amplia de seis para dezoito meses o período mínimo de trabalho para concessão do benefício está com os dias contados.

          Os déficits do Tesouro inchados pela generosa concessão de apenas meio-ano para já qualificar-se para o seguro-desemprego só poderão ser compensados por outras fontes, eis que exacerbou-se a dílmica sensibilidade para os eternos reclamos dos companheiros sindicalistas.

           Com a súbita alta de peso da turma sindical – e a aparente rebeldia no Congresso, o regime parece com saudades das larguezas do passado. Joaquim Levy – se puder – terá de inventar novas saídas para exorcizar os déficits do anterior mandato.                

         

Cenário da Inflação
 

           Mais um recorde negativo amealhado por dona Dilma. Enquanto de má-vontade vai pondo areia na máquina recém-instalada na Fazenda para combater a carestia, as projeções para a inflação, para variar, não são nada boas.  A busca da verdade tarifária – ao invés dos preços administrados no Reino da Fantasia do Dilma I – não será indolor para o consumidor. Como pela razão acima é forte a expectativa de reajuste de tarifas e preços antes controlados pelo Governo, teremos de conviver com projeções de inflação para 2015 em níveis que não se deparavam desde o ano de 2003, quando Lula, com os atinentes temores do mercado, assumira.

            Nesses termos, uma vez mais a meta vai estourar. Há quatro semanas atrás, os economistas esperavam alta de 6,53%, praticamente no limite previsto de 6,50% para o IPCA. Agora, a previsão para o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) chega a 6,99%, segundo a pesquisa Focus do Banco Central. Estaremos, portanto, na prática nos 7,00% de inflação.

 

Processo contra Cerveró: Dilma entra e sai

 
          Edson Ribeiro, o advogado  defensor  do ex-diretor da Área Internacional da Petrobrás, Nestor Cerveró, relaciona Dilma Rousseff como testemunha de defesa no processo em curso na Justiça Federal do Paraná, mas volta atrás três horas depois.

          O pretexto para o recuo, segundo o advogado, terá partido do próprio acusado Cerveró. Há dúvidas, no entanto, quanto às causas que motivaram a saída da Presidenta.

          Segundo especialistas, Dilma Rousseff teria a obrigação de depor, o que poderia, inclusive, fazer por escrito, através de perguntas a serem submetidas pelo juiz Sergio Moro. As partes formulariam as questões a serem respondidas.

          Há quem interprete a renúncia da defesa a entendimento entre o Planalto e o advogado Edson Ribeiro.  As partes, no entanto, negam.

          O ex-presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, também foi arrolado como testemunha no processo e foi mantido na lista.

          O advogado de Cerveró listou mais as seguintes testemunhas: o ex-presidente da Petrobrás José Carlos de Lucca e o atual presidente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Eloy Fernandez y Fernandez, entre outros. No lugar de Dilma, entrou Ishiro Inagaki, um dos representantes das empresas de navios sonda.

 

( Fontes: Folha de S. Paulo, O Globo, Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: