segunda-feira, 20 de outubro de 2014

O penúltimo debate

                                          

          Talvez o público já esteja cansado dos debates. Que cada rede nacional deva entrar nessa dança, se somarmos primeiro e segundo turno, os enfrentamentos serão oito.
          Se no primeiro turno, com a presença dos candidatos nanicos, há espaço seja para o temático, seja para o pitoresco, o que abre o leque das discussões, no segundo turno, a contraposição se congela.

          Por outro lado, no segundo turno, os dois candidatos arrastam  sua rivalidade para diversa arena, em que a alternativa é vencer ou vencer.

          Além disso, o modelo adotado para esta fase derradeira, de certo modo, afasta a sociedade do embate, eis que, os candidatos se avocam o que perguntar do outro.

          E esta opção também afasta a mídia da escolha dos temas e sobretudo das perguntas.

          Com isso o interesse público se vê prejudicado, eis que a sua participação se torna passiva. As cancelas de o quê perguntar ficam fechadas para a mídia e o povo. As questões a levantar e a oportunidade de fazê-lo são transferidas para os dois candidatos.

           É confinar por demais a discussão. Do contraditório dos candidatos, podem ser alijadas perguntas e discussões que, para largas faixas do Povo, terão pertinência e, por conseguinte, cabimento de serem ventiladas.

           Em países ocidentais, onde esse tipo de exercício tem longa prática, as questões ou são confiadas a jornalistas – há casos em que por comprovada insuspeitabilidade podem ser até cometidas a um só – ou até ao público, escolhido de forma a assegurar a participação de todas as partes (que nos países do Norte maravilha não são muitas, nada tendo a ver com a fragmentação de Pindorama).

            Com isso, abrem-se as portas para a sociedade, cujo interesse em informar-se sobre as posições dos candidatos é tão  presumível, quanto necessário.

            O modelo de que os dois candidatos se apropriaram com tanto ímpeto, pode servir-lhes à maravilha. Nesse ambiente claustrofóbico, o interesse de um não é o de discutir o tema, mas o de confundir o outro, e fazê-lo aparecer mal para o eleitor. Com isso, distorcemos o sentido do exercício, que é o de conhecer propostas e avaliá-las no contexto nacional.

                O intuito não é transportar-nos ao Coliseu, na esperança de que uma figura de deus ex-machina mostre com o polegar quem é o vencedor.

                Este não é o sentido do exercício, ou pelo menos não deveria ser. O eleitor deseja que os candidatos discutam sobre questões relevantes e esbocem as suas intenções se vencedores.

                 Não estamos interessados em baixarias, pegadinhas e coisas do gênero. Queremos, se possível, que se discuta sobre as respectivas visões de Brasil.

                 Para tanto, os candidatos carecem da presença da imprensa e de personalidades isentas. Será tão difícil assim encontrá-las por aqui?

 

 

( Fontes:  O Globo, Folha de S. Paulo )

Nenhum comentário: