sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Imagens dos Estertores da Campanha

                           

         Ontem à tardinha, os filmes na tevê dos candidatos e um evento em São Paulo, com a presença de Lula da Silva e Dilma Rousseff transmitiam aos eventuais espectadores imagens pressagas do fim próximo da longa e acidentada campanha.

       Mais do que isso, a divulgação das prévias – os sólitos Datafolha e Ibope – escreviam nos ares o que se intuía das cenas de evento político-eleitoral em São Paulo e das próprias posturas corporais dos dois grandes rivais.

       No meeting na Paulicéia, lá estava a rouca voz do ex-presidente, decerto desrespeitando todas as imagináveis recomendações de seus clínicos. Em ambiente eletrizado pela longa, interminável e extenuante disputa, pairavam no ar mais do que premonições, mas a certeza do triunfo ao alcance das mãos, que partilhavam o público entusiasta, o tarimbado líder político e a própria objeto de tanta eufórica certeza, que, empurrada pelas ondas inaferráveis levantadas e por fim iluminadas por estranhas e envolventes visões, externava a sensação da próxima conquista em patéticos pulinhos.

       Para quem a visse, dir-se-ía que experimentava alegria quase infantil diante da visão que, súbito, tomava conta do ambiente, e a os muitos juntava, modestos, anônimos partidários, e os figurões do palco, com a candidata à frente, todos envoltos por fenômeno tão ostensivo, quanto indescritível.

       Passados os dissabores, os contratempos, as angústias e o enxame de dúvidas da longa caminhada, e de repente, já à vista a data marcada do destino, pelos descaminhos de inauditas certezas, ali, no grande espaço, a boa nova se espalha não se sabe bem de onde, mas soprando aos ouvidos de maiores e menores, com os métodos de sempre, mas trazendo com ela a envolvente sensação  que tomam por visão esplendorosa.

       À alegria de uns será necessário, quase imprescindível, o desalento de outros. Quem as desenha emprega mais as ambíguas tintas da insinuação, do que os riscos pesados da certeza. E, sem embargo, o personagem da banda oposta mostrará um diverso traço, sem o vinco das certezas bem-aventuradas, mas o véu, tão discreto quanto manifesto, de um sopitado desalento, que lhe vem empurrado por  ondas premonitórias, tão arredias quanto as outras são escancaradas.

       Para ela – e seus campeões, com o velho, encanecido guia por diante – a força reencontrada, na dura senda de árdua empresa; para ele, o esperançoso desafiante do poder estabelecido, a perversa, subdolosa certeza da inútil caminhada, que o destino escreve à sua volta, mas com caridosa crueldade deixa no ar, sem que ninguém se disponha a quebrar-lhe o encanto.

 

( Fonte: Rede Globo )

Nenhum comentário: