sábado, 25 de outubro de 2014

Notícias direto do Front

                                 

 Sábado, véspera da eleição

 
        Há muita expectativa quanto ao desenvolvimento e conclusão das eleições. Segundo os principais institutos – Datafolha e Ibope – a vitória de Dilma estaria ou assegurada, ou embutida no suposto empate técnico, que aponta no mesmo sentido.

         De qualquer forma, o Brasil estaria dividido, com a predominância de Aécio no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e a de Dilma no Nordeste e Norte. A vantagem que favorece a candidata do PT se deve a diferenças menores no Sul e maiores no Norte.

         Por força do horário de verão, haverá um relativo atraso no Acre, o que retardará para além das vinte da noite a divulgação do resultado definitivo.

         Eis uma das grandes conquistas de nosso órgão de cômputo eleitoral. A presteza e limpidez na divulgação dos resultados representam um notável avanço da Justiça Eleitoral.

         Vai longe o tempo das apurações intermináveis, com a contagem manual  das cédulas de votação.

          Este é um magno avanço, que nos põe muito à frente do Norte maravilha.

 

Hong Kong: luta pela democracia

      

      O pro-cônsul chinês Leung Chun-ying é contestado pelos estudantes, que lhe reclamam a renúncia.

          A exacerbação da revolta estudantil se deve a uma estranha declaração do Líder (nomeado por Beijing) de Hong Kong. Segundo ele, o governo não pode permitir que os cidadãos da Região Administrativa escolham os candidatos (a disputarem pelo sufrágio universal) a presidência de Hong Kong , eis que isso criaria “ o risco de dar  aos pobres  e à classe trabalhadora  (de Hong Kong) uma voz dominante na política”.

          Vê-se, por conseguinte, que o velho temor de ‘oi polloi’ [1]– que já era brandido pelos defensores da aristocracia na velha Grécia – continua muito vivo, obrigado, a ponto de causar essa óbvia gafe do Líder Leung.

 

Declarações de Youssef na VEJA contra Lula e Dilma

 

        Dilma, questionada no Debate da Globo, sobre as revelações do doleiro Alberto Youssef, segundo o qual ela e Lula saberiam do esquema de desvio de dinheiro nos contratos da Petrobras, contestou com veemência a reportagem da revista VEJA, a que increpou de ataques contumazes aos candidatos do PT, realizados às vésperas das eleições.

        O candidato Aécio Neves (PSDB) considerou o caso “extremamente grave”. Para ele, se porventura confirmado “é a prova de que houve caixa dois” na campanha do PT.

        A coligação de Dilma pediu – sem sucesso - à Justiça que fossem retiradas do Facebook menções à aludida reportagem.

 

Pezão contra Crivella

 

         Subiu o termômetro na disputa entre os candidatos Pezão, do PMDB, e  Marcelo Crivella (PRB). O debate na Globo foi acrimonioso, com troca de acusações de parte a parte.  Apóiam Crivella as campanhas de Garotinho (PR) e Lindberg (PT), e chovem acusações contra Pezão sobre processos nas justiça, inclusive uma condenação.

          No entanto, na confrontação do debate, Crivella não reagiu quando Pezão o acusou de ‘mentir’, o que provocou silêncio de expectativa na plateia, a que não se seguiu nenhuma reação do candidato, que está em desvantagem nas pesquisas.

 

( Fontes: O  Globo,  Folha de S. Paulo )



[1] Os muitos.

Nenhum comentário: