sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Yanukovych renunciará por segunda vez ?

             

        Viktor F. Yanukovych, o eterno favorito de Moscou, e  uma vez mais por servir-se de meios condenáveis, corre o risco de ser apeado do poder. Foi assim com a Revolução Laranja (novembro 2004 – janeiro 2005), por força da crise originada pela sua eleição fraudulenta em 2004. Através de uma série de protestos, greve geral e desobediência civil, a Suprema Corte decidiu, a 26 de dezembro de 2004, pela anulação do primeiro turno, e a realização de novo pleito. Em tais comícios, venceu Viktor Yushchenko, com 52% dos sufrágios, e perdeu Viktor Yanukovych, com 44%.  Na coalizão laranja participou ativamente Yulia Timoshenko.

        Nesta segunda revolução democrática ucraniana, o proceder do presidente Yanukovych imitaria a sua anterior conduta, que provocara a Revolução Laranja. O candidato do Partido das Regiões e protegido do Kremlin  conseguiu eleger-se a oito de fevereiro de 2010, com maioria de um milhão de votos sobre a primeira-ministra Yulia Timoshenko. Os percentuais aproximados foram de 48,49% para Yanukovych e 45,92% para a Primeiro Ministro. Esta pagou o preço da impopularidade da administração de Yushchenko. Receberia mais tarde ulterior ‘distinção’, quando Yanukovych, em processo politicamente motivado, a fez condenar, em 2012, por dócil juiz à prisão por sete anos, onde até hoje se encontra encerrada em lazareto de Kharkov – malgrado vários pronunciamentos internacionais, inclusive o da Corte Europeia de Direitos Humanos, 000000.

         Mas voltemos às estripulias na atualidade de Viktor Yanukovych. Em blog anterior, já sublinhara a previsibilidade do proceder do presidente ucraniano, com a sua queda por soluções autoritárias.

         Uma vez mais, e desta vez em banho de sangue, Yanukovych tentou ‘resolver’ a questão, iniciada em novembro, e por ele provocada pela súbita troca de alianças internacionais. Apesar da assinatura já marcada com  a União Europeia de amplo acordo de cooperação -  que poderia conduzir à posterior associação da Ucrânia com Bruxelas – de forma intempestiva o presidente correu para Moscou, e do dia para a noite, voltou com a velha aliança russa, incluída a participação na União aduaneira de Vladimir Putin.

         Diante dessa afronta à vontade popular – que ao passado colonial da união com o Kremlin prefere a via europeia, no exemplo polonês – iniciou-se a 24 de novembro de 2013 a segunda revolução ucraniana.  Então, grande massa popular ocupou o centro de Kiev, notadamente a chamada Praça Maidan, da Independência, e com grande sacrifício, ao arrostar as intempéries invernais, o povo ucraniano se tem mantido firme no seu propósito da chamada opção europeia.

        Nesta semana, com o aval do Palácio, a polícia de choque tornou a descambar para a repressão violenta. Dentre os manifestantes, 77 pessoas foram mortas, 577 feridas e 369 hospitalizadas, muitas em situação de atendimento extremamente precário (um hotel vizinho foi transformado em  hospital e necrotério).

        Toda essa orgia sanguinária nada teve de espontâneo. Ela foi conduzida por matadores profissionais, como assinala a doutora Olga Bogomolets, ao verificar in loco a causa mortis de tanta gente: ‘muito profissionais’ os tiros que levaram à morte, ao ‘privilegiarem’ coração, carótida e cabeça.

         A reação europeia não tardou, através dos ministros do exterior da França, Laurent Fabius, da Alemanha Frank Walter Steinmeier e da Polônia, Radoslaw Sikorsky.  O vice-presidente Joe Biden, dos Estados Unidos, entrou igualmente em contato com Yanukovych, para alertá-lo das consequências se continuasse em tal senda.

        Mais uma vez, o Presidente Yanukovych recuou. Desta feita, concorda com a reforma da Constituição (que daria mais poder ao Parlamento), assim como com governo de união nacional.

        À parte, buscando apoiar o aliado Yanukovych, está a Federação Russa. Não soando muito satisfeito com o andamento da crise, o segundo do Kremlin – e fiel escudeiro de Vladimir V. PutinPrimeiro Ministro Dmitri Medvedev afirmou que ‘vai cooperar apenas com um poder que não aceite ser pisoteado’.

        Se a pressão internacional – inclusive com declarações da Chanceler Angela Merkel e das autoridades comunitárias – se traduzir no apoio indispensável ao campo revolucionário ucraniano, e se as promessas de Viktor Yanukovych forem efetivadas (o que, em se tratando do personagem, restará sempre a verificar), haverá um encaminhamento da crise com traços similares ao da revolução laranja.

        No entanto, a pressão dos manifestantes carece de continuar, para que se passe dos acenos (de que Yanukovych costuma ser pródigo) à realidade (em que caminha com os sólitos pés de chumbo). Nesse campo, e dada a flagrante injustiça que lhe foi cometida, cabe a pergunta de o que se reserva para a prisioneira Yulia Timoshenko, que deveria ser prontamente libertada, de conformidade com as exigências da Comunidade Europeia e do ditame da Corte Europeia de Direitos Humanos.            

 

  (Fontes: O Globo on-line; Folha de S. Paulo)            

Nenhum comentário: