quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

PIF-PAF (3)

                                     
 

Outro Apagão

 

     Teve certos requintes irônicos o apagão de ontem, que atingiu onze estados, deixando seis milhões sem luz.
      Não é que o Ministro Lobão afirmara na véspera que não havia risco de corte de luz? E decerto a cidadania não terá esquecido a soberba de dona Dilma, na época candidata à  Presidente, quando verberou Fernando Henrique pelos apagões ? Coisa que certamente nunca aconteceria em governo do P.T.

      Nada como um dia depois do outro...

 

Um Alerta de A.Schwartsman

 

      Em sua coluna de hoje,  o ex-diretor do Banco Central se refere à recuperação da economia americana e à consequente perspectiva de alteração da política monetária americana. Dadas as decorrentes preocupações de mercados financeiros, ele assinala que nem todos os emergentes estão bem.
     Dessarte, há diferenças entre eles. Quem manteve políticas sólidas, consegue atravessar a turbulência de forma mais tranquila. Não é o caso, porém, dos que desperdiçaram a bonança com políticas equivocadas, como é manifesto nos casos de Argentina e Venezuela.

    Já o Brasil...  A falta de cuidado com a inflação nos últimos anos – que foi a característica do desenvolvimentismo de Dilma – volta agora para nos cobrar o preço. E resume o que virá: partindo de inflação alta e expectativas idem, o Banco Central  terá que trabalhar mais duro para evitar os efeitos inflacionários da desvalorização.

     Será que a Presidenta lhe dará a autonomia que a princípio não deu? E agora com agravante de uma poção mais amarga, ainda por cima em ano eleitoral?

     Ou será que não terá escolha ?

 

O Punho erguido do Dep. André Vargas (PT/PR)

 
       O punho erguido – por mais de uma vez – do Vice-Presidente da Câmara traz a molecagem para a mesa de abertura do ano legislativo.

       Decerto, um desrespeito ao Presidente do Supremo, e à instituição que ele preside. Por isso,  tem cabimento a representação do líder do PSDB, Antonio Imbassahy, por falta de decoro contra o Deputado André Vargas: “Foi comportamento condenável, de deboche e desrespeito ao presidente do Supremo. Uma apologia ao crime, não aceitamos isso. É quebra de decoro. Nossa manifestação está sintonizada com o sentimento da população.”

       O PT, por sua vez, interpreta como “factoide o que o PSDB quer fazer”.

       Com a base de que dispõe o governo, e a larga maioria na Câmara, duas conclusões se impõem: as relações com o Supremo hão de sofrer. Mais adiante, no caminho, outras reações poderão sobrevir. Por ora, é difícil prever quais e em que sentido.

        Talvez que tenha colhido melhor o quadro foi o cartunista Chico, com ‘usando os punhos’. A metafórica resposta de Joaquim Barbosa está na decretação da prisão na Papuda do deputado João Paulo Cunha (PT-SP) feita, com licença artística, literalmente através do deputado André Vargas... 

 

(Fontes : Folha de S. Paulo,  O  Globo)

Nenhum comentário: