quarta-feira, 6 de novembro de 2013

P Í L U L A S (II)


Mais  Quota  Racial

 
 O  PT parece ter a firme intenção de virar o partido da quota racial.  Agora, acreditando a própria reeleição ameaçada, diante da candidatura de Eduardo Campos – e da eventual entrada em campo de Marina, depois do golpe aplicado na Rede – Dona Dilma encaminha ao Congresso outra mensagem com pedido de urgência. O motivo da preocupação da Presidenta é a tentativa de reservar 20% de vagas no serviço público para negros. Depois de inchar o emprego público a ponto de tornar os gastos correntes um obstáculo para inversões em saneamento básico, saúde, educação e obras de infraestrutura, agora a nervosa presidente busca arrebanhar mais votos cativos.

 

O Real tem maior queda global

 
A continuada barafunda nas finanças oficiais, com mais um péssimo resultado fiscal, fizeram com que o real fragilizado pelas contas governamentais caísse 1,92%, na maior queda frente ao dólar entre 16 moedas. Vai longe o tempo em que o real figurava entre as divisas com maior estabilidade e apreciação no mercado financeiro. Por isso, a cotação do US dólar subiu para R$ 2,289.

 

No Rio,  Luz mais cara

 
A  despeito das bondades de D. Dilma em termos de tarifa de energia, no Rio a LIGHT elevou o preço em 4,68% , sobretudo por conta de  gatos’ e acréscimo no preço da energia adquirida de Itaipu, que é cotado em dólar. Por outro lado, as  perdas da Light com o furto de energia chegam a 40,41%, o que é inaceitável de parte do poder público. Não adianta a Aneel querer criar ‘tarifa social’ em áreas de baixa renda, se o Estado se omite diante do problema.

 

O Caos no trânsito carioca

 
Põe irresponsabilidade na derrubada da Perimetral, em conjunto com o fechamento de várias artérias da cidade por força da construção do metrô para a Barra.  O viaduto da Perimetral surgira, a seu tempo, para desafogar o trânsito da Zona Norte para o Centro e vice-versa.  As consequências do intempestivo desaparecimento da Perimetral na Zona portuária afetam toda a circulação tanto na Zona Sul, quanto Norte. Se a circulação antes dos ônibus nunca fora satisfatória nos momentos de pico, agora o congestionamento causa atrasos entre uma e duas horas, tanto pela manhã, quanto à tardinha.  Quem foi o gênio que desarticulou o fluxo de veículos justamente quando o transporte público está fragilizado pelas obras no metrô?

 

(Fonte: O Globo)

Nenhum comentário: