quinta-feira, 7 de novembro de 2013

P Í L U L A S ( I I I )

                                 

Eleições nos Estados Unidos

       Os correspondentes nos Estados Unidos gostam de falar de vitórias republicanas. Como, nos últimos tempos, elas andam raras, por culpa da turma do Tea Party, o jeito será mencionar a vitória do moderado Chris Christie, reeleito para governador em New Jersey.
       Daí o espanto de matéria da Folha em que se apontam seis vitórias do partido Democrata (sendo uma para governador na Virgínia, e cinco para prefeito, incluindo New York) , uma de independente e  uma dos republicanos (o citado C.Christie), e, não obstante, a maré democrata,  colocar no artigo o título: Eleições nos EUA fortalecem a ala moderada do Partido Republicano.

       Se isto não é viés pró-GOP ...
 

Assassínio de Yasser Arafat

         Na verdade, não havia necessidade de um laudo médico para apontar a grande probabilidade de que houvesse sido envenenado o líder palestino Yasser Arafat, mantido por vários anos como um prisioneiro virtual no complexo da Muqataa, em Ramallah, pelo seu antagonista Ariel Sharon (em coma desde 4.01.2006).  Arafat, cuja condição era mais do que precária quando foi trasladado para hospital militar de Paris, em novembro de 2004, teve rápida e geral deterioração nas funções vitais, morrendo em seguida.
       Por motivos não declarados, aguardou-se demasiado tempo para averiguar a causa mortis de Arafat. Por fim, a viúva Suha Arafat, solicitou a realização do exame. Em relatório de 108 páginas uma equipe de peritos russos, suíços e franceses revela ter encontrado nos restos mortais altos níveis  da substância radioativa polônio-210, em quantidade pelo menos 18 vezes superior ao normal. Segundo os cientistas se tem  “83% de confiança de que Arafat foi envenenado por polônio.” (substância, em geral, obtida através de acesso a reatores nucleares).

       Também conforme o script, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Yigal Palmor, classificou o estudo suíço como inconclusivo:”Isto é mais novela que ciência. Mesmo que tenham encontrado traços de polônio, isso não prova como o envenenamento ocorreu.”   

    
Lição para Obama

 
      Em virtude do deficiente preparo do site para a implementação do ACA – Lei para a Assistência médica custeável (também conhecida como Obamacare) – que respingou sobre o próprio Presidente Obama e em especial na Secretária da Saúde Kathleen Sebelius), a grande realização democrata apresenta dificuldades para os usuários.

     No entanto, no estado de Kentucky, há um governador democrata mais empenhado na sua implementação. Para tanto, mesmo antes da viabilização do site pela data legal, no Kentucky - que é o estado do ex-Vice Presidente Al Gore (o que teve a derrota decretada na prática pela Suprema Corte, que deu ganho de causa a George Bush) – o governador Steve Beshear (reeleito em 2011) determinou a realização de treinamentos prévios pela câmara (exchange) estadual.
     Tal interesse  e empenho se traduziu no resultado de que a implantação da assistência médica proporcionada pelo ACA tem sido um sucesso no Kentucky.

     Se Obama e a sua Secretária de Saúde tivessem demonstrado igual acuidade e espírito de liderança, os republicanos não estariam fazendo a festa, por conta dos problemas com a utilização do Obamacare.  Porque a reforma para a saúde, com o respectivo site em funcionamento, prescinde de propaganda: pela sua eficiência e pela disponibilização para a população carente, o governador do Kentucky encontrou a fórmula.  Acionar o site respectivo, o que não deve ser grande problema na terra do computer e de Silicon Valley...

 
(Fontes: Folha de S. Paulo, O Globo, New York Times )

Nenhum comentário: