domingo, 28 de julho de 2019

Entendendo Boris Johnson


                                   

      A crônica de hoje de Lourival Sant'Anna - O premiê mentiroso - me apresentou um Boris Johnson que ainda não conhecia. Ao tomar ciência dessa característica da falta de caráter do atual Primeiro Ministro de Sua Majestade, na realidade a sua propensão para a mentira, ela decerto ajuda a entender muitos aspectos da sua personalidade.
       Entristeceu-me saber que o berço da democracia fique agora confiado a alguém de caráter fraco, que não tem respeito pelo que esse regime representa.

        Gostaria que me apontassem na história do homem político algum personagem que se tenha afirmado pela mentira. Essa palavra de tantos sinônimos nas línguas correntes - chega a aproximar-se dos cem se consultarmos o Houaiss, por exemplo, que é o dicionário que tenho ao meu lado.
        No entanto, essa falha de caráter do novel morador do endereço mais prestigioso  da democracia inglesa - Downing Street 10 - se a compararmos com a mediocridade dos seus imediatos antecessores - David Cameron e Theresa May - ajuda a entender melhor o porquê das confusões recentes na política britânica.
          Como diria o outro, é hora de apertar o cinto, porque as turbulências vêm por aí.

( Fonte: O Estado de S. Paulo )
        

Nenhum comentário: