sábado, 20 de julho de 2019

Brincando com Fogo


                 
         Trump, o ferrabrás, pensava que estava retaliando aos democratas desfazendo o acordo que a habilidade de seu antecessor, Barack Obama, tecera com o Irã, contribuindo para um início de normalização das relações de Teerã com o Ocidente. Prova do acerto da iniciativa do presidente democrata foi a adesão de outros países importantes do Ocidente à participação no esquema de pacificação.
          Donald Trump com o seu primarismo, pensou que voltar atrás ao statu quo anterior com o Irã não desequilibraria em demasiado o quadro.  Estava errado, como ora estará verificando.
          É sempre útil entender e avaliar corretamente os problemas da diplomacia, aqueles que ela pode resolver, e aqueles que, desencadeados por ignorantes militantes, ficam muito mais intrincados de que seus eventuais causadores - como no caso Trump, que sequer atinava com o problema que estava criando, ao desfazer, em ato de política menor, em que mais visava ao antecessor e, por conseguinte, ao Partido Democrata, do que aos "demônios" de Teerã, que Obama mostrara que podiam ser trazidos ao campo do entendimento e, por conseguinte, da diplomacia. porque o negacionismo não funciona nessa área.     
             Nesse contexto, se coloca o alerta do Presidente Jair Bolsonaro no que tange ao sanções impostas pelos Estados Unidos ao  Irã virem a ameaçar empresas brasileiras.  Exemplo: desde junho, dois cargueiros iranianos que estão na lista negra do Departa-mento do Tesouro  americano esperam no Porto de Paranaguá uma decisão judicial para abastecer e seguir viagem. Nesse contexto, a Petrobrás se nega a vender combustível às embarcações, pois teme sofrer punições.
                De acordo com a notícia do Estado de S. Paulo, em nota os exportadores que contrataram os navios afirmam que não há alternativa à estatal no fornecimento do combustível, embora a Petrobrás conteste, assegurando que há outras fornecedoras no mercado. Além disso, segundo a empresa brasileira (cujo nome não é divulgado em razão  de o processo correr em segredo de Justiça,) o transporte de alimentos está livre de qualquer sanção. Além disso, "sem combustível as embarcações podem ficar à deriva, com risco ambiental",  destaca a nota, alertando para os riscos graves à tripulação, ao navio, à carga e à navegação.

( Fonte: O Estado de S. Paulo )

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