sexta-feira, 12 de julho de 2019

Trump quer mega-operação de imigrantes


                   
                  Vazou o projeto de uma mega-operação que visa a deportar pelo menos dois mil imigrantes em dez cidades americanas. O "projeto" deve começar no domingo, de acordo com funcionários da segurança interna.

                É uma idéia com toda probabilidade saída da mente do próprio Donald Trump, que funcionaria como operação-monstro para deportar imigrantes ilegais. As batidas, a serem conduzidas pela Agência de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês) existem para que se projete junto ao Povo americano a imagem de alguém que quer "limpar" os EUA dos ilegais - sem dar qualquer importância, é lógico, à desorganização que surgirá nas cidades, com o afastamento de milhares de pessoas que fazem o trabalho que os americanos enjeitam. E Trump encena o espetáculo para impressionar o povo americano, da sua seriedade em limpar a "América" de ilegais.

               Assim, as batidas, a serem levadas pela ICE devem durar vários dias, incluindo deportações "colaterais", segundo os funcionários, que falaram sob condição de anonimato, por estarem na etapa preliminar da operação. Em tais deportações, as 'autoridades' poderão deter imigrantes que estiverem presentes, mesmo não sendo alvo das operações.

                Quando possível, os imigrantes da mesma família que forem detidos juntos serão mantidos em centros de detenção no Texas e na Pensilvânia. Mas se houver limitação em espaço, podem acabar ficando em albergues até que seus documentos de viagem  sejam preparados.  O objetivo da ICE é deportar as famílias o mais rápido possível. O alvo "desejado" é de pelo dois mil imigrantes cuja deportação foi decidida.

                  As famílias que estão na mira cruzaram a fronteira há pouco tempo. A ameaça  de deportação - esse evento monstro criado por uma mente igualmente monstruosa, que vê os infelizes como plataforma de sua reeleição (Trump "limpou" os USA de ilegais será a mensagem que a sua turva mente  pensa como plataforma eleitoral?).

                    Não é necessária muita imaginação para prever a confusão e o sofrimento que este "mega-projeto", saído de uma mente doentia deverá produzir. Agentes estão apreensivos quanto à prisão de bebês e de crianças pequenas, segundo autoridades. Já são conhecidas as deploráveis condições de muitos albergues em que são (e foram) jogadas crianças pequenas. Que tipo de cérebro terá concebido a ideia de separar as crianças dos pais, como tem sido feito de forma cruelmente rotineira e sistemática? Também já vazaram as condições deploráveis dos abrigos, com a sua desordem, falta de controle das crianças e a generalizada imundície.Onde está a higiene anglo-saxônica? Tudo isso para quê ? O grande chefe deve ter muita pressa...

                   É uma boa coisa que o Partido Democrata conseguiu vencer o gerrymandering que determinara por tanto tempo o domínio republicano na Câmara de Representantes, e que a maioria democrata possa legalmente responsabilizar o governo Trump e seus sócios  republicanos em diversos Estados, denunciando o inumano tratamento dispensado a esses infelizes.

                     Nancy Pelosi, Madam Speaker, da Câmara de Representantes, terminado o longo período de controle pelo GOP dessa Câmara, encareceu ontem que seus colegas democratas encontrem maneiras de responder de modo eficaz e humano aos ataques de Trump aos imigrantes.  Em reunião a portas fechadas, ela pediu que representantes democratas intensifiquem a campanha para difundir os direitos dos imigrantes: "As famílias devem ficar juntas. Todos nos Estados Unidos têm seus direitos.  Espero que o Presidente reflita melhor", completou ela as suas palavras.

 (a continuar)   

( Fonte: O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: