sábado, 27 de julho de 2019

USA e Guatemala firmam acordo


                        
    Donald  Trump, pelo visto, pensa ter descoberto a pólvora. Depois que andou imprensando o Amlo (abreviatura de nome e sobrenome do presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador), também na sua preocupação obsessiva, que é a de tentar impedir a entrada de imigrantes ilegais nos USA, e para tanto já pedira empenho de Obrador e agora forçou a frágil Guatemala a firmar um "acordo de asilo", que estranhamente obriga a pequena Guatemala a aceitar solicitações de refugiados.
          Para arrancar tais préstimos, Donald Trump, o sutil, ameaçou impor tarifas à Guatemala para pressioná-la à  "negociação" de um acordo migratório. É de ver como se portou a pequena Guatemala diante do gigante Estados Unidos.
           Não creio que o atual presidente guatemalteco, Jimmy Morales, haja feito muita resistência diante da súbita aspiração da Superpotência em querer "negociar" um acordo migratório.

            E não é que a Guatemala concordou com o desejo dos Estados Unidos? A fórmula será a seguinte: doravante a Guatemala passa a ser considerada pela Superpotência um "terceiro país seguro". No entender da Casa Branca, isto dará segurança aos solicitantes de asilo e deterá a imigração ilegal para os EUA.
              Não está esclarecido quem vai pagar o pato, mas parece pouco provável que sejam os Estados Unidos...

( Fonte: O Estado de S. Paulo )  

Nenhum comentário: