terça-feira, 16 de setembro de 2014

Panorama visto da Ponte


                
Primeiro Arrastão da Temporada

 

       Infelizmente, certas coisas continuam a ser previsíveis no Rio de Janeiro. Como o primeiro arrastão do calorão nas praias. O afluxo de banhistas em Ipanema e Leblon foi grande e a turma pensava curtir o início da temporada praieira.

       Sem embargo, vieram outros trazidos pelos ônibus do subúrbio, e que ao invés dos antigos ‘farofeiros’ vinham com diversas intenções.

      Como sempre, a PM deu a impressão de acordar um pouco tarde. Será que a experiência pregressa não serve para nada? Se o tempo colabora, a canícula esta aí para curtir nas areias de Ipanema, por que diabos  não lhes passe pela cabeça de preparar um dispositivo daqueles dos grandes eventos, como Copa do Mundo e similares, ou será que os cidadãos do Rio não merecem tal serviço ?

      E não me venham, por favor, com a cantilena, de que, da próxima, reservarão dispositivo ‘ainda maior’...    

 

Cardeal Arcebispo assaltado

 

       Dom Orani, o Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, tem a residência nas alturas de Santa Teresa, no Sumaré.  Por circunstâncias da cidade grande, esse velho casarão já não está tão isolado. Há favelas nas cercanias.

        Bandidos assaltaram a viatura do principal pastor carioca, e levaram anel e a cruz episcopal do sagrado ofício.

        A notícia, recém-saída, acrescenta que os meliantes devolveram as joias roubadas.  Se ficaram com outros valores,  não se sabe.

        Mas o que fica patente é que a insegurança está comendo solta.

 

O Escândalo da Censura

 

      Pela inação do Supremo Tribunal Federal – há  palavra mais dura para isto – a censura, apesar de inconstitucional, continua a ser aplicada por juízes através do país afora. A Juíza Maria Marleide Maciel Queiroz, de Fortaleza, determinou que a edição desta semana da revisto ‘IstoÉseja impedida de circular em todo o país e, caso já tenha sido distribuída, seja imediatamente recolhida  das bancas.

     A Magistrada tomou a decisão depois do Governador do Ceará,  CID GOMES (PROS) ir à justiça, ao receber por e-mail o texto da reportagem  em que seu nome é  citado como um dos delatados pelo ex-diretor  da Petrobrás Paulo Roberto  Costa.

    Pela falta de súmula vinculante, a censura judicial continua a ser aplicada pelos pretextos os mais diversos.  Passam os presidentes da mais alta Corte de Justiça – e já são três desde que a censura ao Estadão foi determinada pelo desembargador Dácio Vieira, de TJ de Brasília - e até agora por falta de instruções específicas, dorme o processo contra Fernando Sarney  um sono profundo – que felizmente não é o de Totònio Rodrigues, do poema Profundamente de Manuel Bandeira.

     Até quando também se perguntou o Cônsul Marco Túlio Cicero, no discurso famoso contra o conspirador Catilina. Para sua honra lograria  vencer a conjura, mas pagaria o alto preço do iniquo exílio, obtido pelo Tribuno da Plebe Publius Clodius. Ao cabo, voltou e teve restituídos os bens, e a palavra preservada no Senado. A história, no entanto, nas lutas intestinas que terminaram com a República Romana, não acabaria bem para o grande tribuno.

     Entrementes, na Terra da Santa Cruz, a censura judicial impera. Resta a nós, mortais, perguntarmo-nos  Por quanto tempo o Supremo vai dormitar sobre a ação que originaria a Súmula Vinculante, em decisão relevante que ressuscitaria a vontade dos constituintes do CENSURA NUNCA MAIS!

        

(Fontes:  Folha de São Paulo;  Site de O Globo; Profundamente, de Manuel Bandeira; Discursos e correspondência de Marco Túlio Cícero) 
 
.

Nenhum comentário: