sexta-feira, 9 de maio de 2014

PIF PAF (IV)

                                    

Nova Pesquisa Datafolha – Provável Segundo Turno

 
        Corroborando as expectativas de políticos e do público em geral, a chance de Segundo Turno aumentou bastante, junto com a continuada tendência declinante de Dilma Rousseff  e do crescimento da oposição, notadamente de Aécio Neves, que pulou quatro pontos.

        Dessa maneira, Dilma Rousseff (PT) resvalou de 38% para 37%, enquanto Aécio (PSDB) avançou de 16% para 20%, e o tertius Eduardo Campos (PSB) patina de 10% para 11%.
        Outro dado da pesquisa, que está igualmente ligado à crise na candidatura da Presidenta à reeleição, se vê refletido na circunstância de que conforme 75% dos petistas, Lula deveria ser o candidato do Partido dos Trabalhadores.

 
IBGEos estatísticos e a liberdade

 
         Se fosse pela presidente do IBGE, Wasmália Bivar, a argentinização da estatística oficial no Brasil estaria hoje em marcha. Cedendo às pressões da Senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), a pesquisa nacional por amostra de domicílios (PNAD) havia sido suspensa desde 10 de abril. O Conselho do Diretor motivara  a exoneração da diretora de Pesquisas, Márcia Quinstlr e de Denise Briz, da Escola Nacional Ciências Estatísticas (Ence). Por força disso, todos os coordenadores e gerentes ameaçaram se demitir, e o corpo técnico soltou carta aberta à sociedade, repudiando a medida. Houve protestos  de funcionários do IBGE, em atos públicos contra a suspensão da pesquisa.

         Em função da mobilização – que, como de hábito, não veio de cima, mas sim dos escalões inferiores – a direção do IBGE recuou. A cinco do corrente foi anunciada a volta atrás na suspensão da pesquisa até 2015.

         Nesse sentido, em três de junho p.f., a taxa de desemprego nacional do primeiro trimestre de 2014 será divulgada, como estava previsto anteriormente ao intento de arrocho por políticos do PT de verdades estatísticas que poderiam ser incômodas ao oficialato.

 

IBGE – mudança de cálculos na indústria

 
       A mudança na metodologia da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE, poderá fazer com que o crescimento do país em 2013, registrado por meio do PIB, aumente de 2,3% para até 3%, mas, em compensação, deve pressionar para baixo o resultado do primeiro trimestre de 2014.

       Segundo o resultado da nova PIM – a atividade industrial do país caíu 0,5% na passagem de fevereiro para março, e 0,9% , na comparação com igual mês de 2013. Já pela nova metodologia, o desempenho da indústria em 2013 praticamente dobrou: era de 1,2% pela metodologia antiga e passou para 2,3%, após a atualização.

      A que se deve essa mudança metodológica?  O IBGE alterou setores e produtos analisados, e o respectivo peso de cada um deles no resultado geral, ao modernizar o sistema.Com efeito, os cálculos ora se baseiam na produção a partir do ano de 2010 e ão mais de 1999, como antes. Assim, o número total de produtos pesquisados sobe de 755 no cômputo nacional para 805. Tal cômputo integra o cálculo do PIB, principal indicador do crescimento do país.

     Com variações para mais e para menos, a nova metodologia causará mudanças nos índices de crescimento industrial: assim se  2012, a redução fora de menos 2,5, ela passa para menos 2,3;  já em 2013, a indústria cresceu na verdade 2,3% e não 1,2%, como registrado anteriormente, com base na antiga metodologia.

 

Reações dos Separatistas às propostas de  Putin

 
      Líderes separatistas pró-Rússia na região oriental da Ucrânia manifestaram intenção de manter a data para o referendo naquela área, que seria supostamente destinado a apurar a vontade da população. Dada a fluidez da situação e a manifesta ilegalidade do procedimento que, assim como o ocorrido na Criméia, se caracterizaria por baixa credibilidade e despojado de qualquer pretensão à equidade eleitoral. O que, na realidade, as lideranças pró-separatismo pretendem não é procedimento que constitua ato jurídico a ser respeitado, mas apenas mais um argumento em um conflito de posições.
     Dessarte, no seu afã de tornar realidade o sonho da “Nova Rússia”,  os cabecilhas do separatismo chegam até a ser mais realistas do que o próprio rei, no caso Vladimir V. Putin.

 
Nove Operários Mortos

 
     A Arena Pantanal vem trazer o seu macabro acréscimo nas estatísticas dos operários sacrificados na construção dos estádios padrão-Fifa, distribuídos por esses brasis, segundo a pulverização desejada por Lula da Silva das sedes da Copa do Mundo no Brasil.

    Já são nove mortos, enquanto a África do Sul teve apenas dois óbitos. O operário-vítima desta feita sucumbiu por descarga elétrica. Manuseava um quadro de energia, embora não fosse eletricista. Segundo o chefe da fiscalização da Delegacia Regional do Trabalho em Mato Grosso, José Almeida: “Ainda é cedo para dizer de quem é a culpa. Mas que houve falha, houve.”

    Ontem, Dilma Rousseff recebeu um capacete dourado de presente de operário na visita ao Itaquerão, o estádio do Corinthians que abrigará a partida inicial da Copa. Na foto, os operários – que tanto se tem empenhado – e a própria Presidenta, estão todos sorridentes.

 

(Fontes:  Folha de S. Paulo; O Globo; The New York Times)        

Nenhum comentário: