quarta-feira, 14 de maio de 2014

Notícias direto do Front

                                        

A Corte Europeia e o Google

 
                    Não repercutiu bem a decisão da Corte de Justiça da União Europeia que determinou ao site de buscas do Google apagar dados ‘inadequados, irrelevantes ou não mais relevantes de seus resultados de busca quando um interessado o solicitar’.

                    Tal sentença não teve acolhida favorável seja pelo Google, que considerou “o resultado é decepcionante”, seja pela junta editorial do New York Times. Esta última assim se manifestou: ‘o desejo de deixar pessoas apagarem dados embaraçosos é compreensível, mas a sentença da Corte Europeia pode solapar (undermine) as liberdades de  imprensa e a liberdade de opinião’.

                   Equilibrar direito à privacidade e a atenção aos perigos da censura pode ser tarefa complicada, com soluções diversas, dependendo da base do raciocínio.

                  Apagar (ou proibir a divulgação de) dados verídicos, sob o pretexto do resguardo da privacidade, é – como bem sabemos no Brasil – um sovado recurso dos adeptos da censura, o que é, segundo a Constituição de 1988, no que concerne ao Brasil, inconstitucional.

 

Mitch McConnell em apuros recorre à esposa.  

 

                 O Senador Mitch McConnell (Republicano-Kentucky) enfrenta acirrada luta pela reeleição para o Senado. Atualmente, Mitch é o líder da minoria, mas teria a possibilidade de virar líder da maioria, caso o GOP desbanque os democratas e o Senador Harry Reid (Arizona-Dem) de sua atual liderança da maioria.

                 Mitch McConnell é aquele senador que, durante o primeiro mandato de Barack Obama, asseverou que o Partido Republicano deveria batalhar para que o presidente entrasse para aquele grupo malsinado de chefes de estado que não logram a reeleição e se tornam, por conseguinte, presidentes de um único mandato. O exemplo clássico desse grupo é o do democrata James Buchanan, o 15° presidente (1857-1861,e o imediato antecessor de Abraham Lincoln) que, ainda por cima, é reputado entre os piores presidentes dos Estados Unidos.

                 McConnell na sua difícil disputa com a democrata Alison Grimes resolveu apelar para a esposa Elaine Chao.  Esta senhora, natural de Taiwan, e naturalizada americana, fora nomeada por George Bush para Secretária do Trabalho. Enérgica, com pavio curto, viria agora contrapor-se à contendora Alison, que é popular e tem uma campanha com fundos alentados.

 

Felipão e o Fisco
 
                 Segundo noticia a Folha em chamada de primeira página, o técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari está sendo investigado pelo fisco português e estadunidense por supostamente não haver declarado mais de sete milhões de euros (R$ 21,2 milhões ao cambio hodierno), quando de sua atuação como técnico da seleção de Portugal (de 2003 a 2008).

                A informação, divulgada ontem pela publicação holandesa ‘Het Financieele Dagblaat’, se reporta à solicitação feita aos Estados Unidos pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (Diap) da Procuradoria-Geral de Portugal.
                Contactado pelo órgão jornalístico, Felipão, através de sua assessoria de imprensa, afirmou que sempre declara os seus rendimentos.

 

Greve de ônibus no Rio

               
                 A despeito da sentença judicial do Tribunal Regional do Trabalho,  a dissidência dos rodoviários manteve a greve, negando-se  a cumprir a ordem da Justiça.

                 Com efeito, a paralisação em apreço deixou dois milhões de passageiros sem ônibus. Os líderes do movimento - e que formam dissidência do sindicato da categoria que não apoia a greve – se recusaram a cumprir a ordem judicial, malgrado a pesada multa.
                Estamos diante da clássica parada selvagem, que ontem conseguiu prejudicar ainda mais a massa trabalhadora carioca.  Apenas 18% da frota circulou, com 158 coletivos depredados. Dada a existência de normas claras a respeito da ilegalidade do descumprimento da ordem, assim como quanto à vandalização dos coletivos, é de perguntar-se se tais decisões judiciais e a individuação dos responsáveis pelo ataque aos ônibus serão aplicadas efetivamente a quem afronta a Justiça do Trabalho.

                É bom frisar que em menos de uma semana uma dissidência dos rodoviários logrou infernizar a vida de milhões de pessoas, com incontáveis prejuízos para a economia do estado e para os usuários atingidos.

 
Toffoli e a sua ligação com o  PT

 
             O Ministro Dias Toffoli, do Supremo, assumiu ontem a presidência do Tribunal Superior Eleitoral.  Dias  Toffoli, no passado secretário de José Dirceu, foi rotineiramente aprovado na ‘sabatina’ do Senado Federal, malgrado tenha sido reprovado, por duas vezes, em concurso público para juiz de primeira instância.

            Na sua posse, bastante concorrida – compareceu a Presidenta  Dilma Rousseff, assim como os pré-candidatos Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). O cerimonial separou cadeiras no centro do plenário para os ex-presidentes Luiz Inacio Lula da Silva e José Sarney. Lula da Silva, apesar de estar em Brasília, não deu o ar de sua graça, ao contrário do veterano Sarney, que prestigiou a cerimônia.
            Na oportunidade, sob o olhar sorridente do Ministro Ricardo Lewandowsky, a Presidenta cumprimentou antes da cerimônia o novo empossado.

            Em declaração à radio CBN, Toffoli disse que a sua ligação com o Partido dos Trabalhadores é “página virada”.  Assinale-se que o ministro Toffoli foi advogado do ex-presidente Lula da Silva nas campanhas de 2002 e 2006, inclusive já havendo defendido o petista no tribunal. Perguntado se isto lhe causa constrangimento, Sua Excelência declarou: “De maneira nenhuma. Desde minha indicação para o Supremo Tribunal Federal (STF) e minha aprovação no Senado, eu virei a página. Eu hoje sou juiz, e meu compromisso é com a Constituição”.  Fim de citação.

 

(Fontes: Folha de S. Paulo,  The New York Times,  O  Globo)

Nenhum comentário: