domingo, 4 de maio de 2014

Colcha de Retalhos B 17

                          

Aumento de Impostos !

 
      Apesar da consciência do impostômetro, vale dizer o nível excessivo dos tributos que pesam tanto sobre o brasileiro, quanto sobre as empresas, impressiona mal a naturalidade com que Guido Mantega, o ministro da Fazenda sobre a probabilidade de aumentar em breve os tributos.

      Já ficáramos atônitos diante da facilidade de Dilma Rousseff, no seu discurso eleitoreiro de 1º de maio, com que aumentou de uma penada o programa assistencialista da Bolsa Família, que alcança 36 milhões de brasileiros!
      Não vou entrar aqui sobre a circunstância de que não tenha emprego tal número de brasileiros. Há tempos atrás, o Senador Jarbas Vasconcelos se referira aos pernambucos que preferiam inscrever-se no Bolsa Família ao invés de trabalhar. Tudo indica que isso aconteça também alhures, e é decerto preocupante que o Estado incentive uma tal postura.

      Como declara tranquilamente o Ministro da Fazenda a solução está em aumentar os impostos. Não se pensa em fechar o ralo da corrupção, nem em perguntar-se se faz sentido que para apresentar um superávit primário o caminho é o arrocho nos tributos.

      Com fanfarra, Dilma anunciou que vai mandar atualizar a tabela dos impostos. Tudo se atualiza neste país, se a intenção é cobrar mais, porém para uma tabela que está atrasada em vários anos, o procedimento tarda e quando vier não mais refletirá a realidade. Com essa demora, o brasileiro paga mais imposto de renda, porque os índices estão defasados, e os ajustes relativos à inflação não ocorrem anualmente como deveriam.

      Por isso, a nossa carga fiscal aumenta a cada ano, e não tardará muito que passe dos quarenta por cento. Como o retorno desse dispêndio não se vê em saúde, segurança, educação, infraestrutura viária e um vastíssimo etcetera, me pergunto porque o Ministro Mantega pensa na saída usual da autoridade brasileira, que o aumento dos impostos.

     Qual o significado de para ter um superávit fiscal, se precisa elevar a carga tributária? Se aumentássemos a nossa competividade, o Brasil estaria melhor, mas se prefere torná-lo menos competitivo... E quanto a superávit fiscal, depois de haver apresentado um que na verdade correspondia a restos a pagar artificialmente retidos, que crédito se pode dar à Administração que tem usado e abusado da contabilidade fiscal criativa ?

       Não é por aí, Ministro Guido  Mantega...



Fundo dos Correios também no esquema de doleiro?

 
       O Globo de hoje noticia em manchete um novo escândalo, desta feita nos Correios. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) está investigando fraudes no mercado financeiro, que envolvem o Postalis, fundo de pensão dos funcionários dos Correios.

       Uma das operações sob exame foi um aporte de R$ 40 milhões, realizada pela gestora  DTW Investimento. Essa empresa foi indicada ao fundo por influência do doleiro Alberto Youssef, preso pela operação da PF Lava-Jato.

       A corrupção não para por aí. A Superintendência Nacional da Previdência Complementar igualmente constatou irregularidades – com prejuízos de quase um bilhão de reais nesse fundo, que é aparelhado por PT e PMDB.

      Há algum tempo atrás um vídeo de um funcionário dos Correios, displicentemente coletando uma propina, causou talvez o maior escândalo no Brasil de Lula da Silva, i.e., o chamado Mensalão. A CPI de então começou pelos correios, mas todos sabemos que não ficou por aí...

       E quanto a esse doleiro, que por ora está na cadeia? Já notaram a extensão de seus contatos e operações? Se a exemplo dos caças antigos, se ele tivesse igualmente fuselagem, quantas caveirinhas já poderia exibir ?  

        

Dom Tomás Balduíno

 
       Bispo emérito da Cidade de Goiás e fundador da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Dom Tomás Balduíno morreu com 91 anos de idade (nascera em 31 de dezembro  de 1922).

       Dom Tomás  foi um dos grandes nomes da Igreja no Brasil, sobretudo pela sua luta em prol das minorias e dos excluídos, e na defesa dos direitos de indígenas e camponeses.

       Há coincidência importante quanto a dom Tomás: a sua missão episcopal, que se estendeu de 1964 a 1985, coincidiu com a do regime militar no Brasil.

       Dom Tomás Balduíno foi um símbolo da resistência ao arbítrio. Na Igreja faz parte de uma plêiade de grandes e intemeratos bispos, como Dom Helder Câmara, dom Paulo Evaristo Arns e dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Felix do Araguaia.

 

Serra para vice de Aécio ?

 
       A política é arte de tornar o impossível possível. Em sua coluna da Folha, Eliane Cantanhêde se reporta à possibilidade de uma chapa do PSDB Aécio-Serra.  E logo de saída, a verdade é escancarada: “Serra pode dar a Aécio o que Aécio negou a Serra em 2010, com enorme impacto negativo na campanha tucana de então.”

      Serra tem história – o que muitos não têm – a começar pela presidência da UNE, que na época estava na vanguarda da defesa da democracia e nada tem a ver com a Une de hoje, chapa branca.

     Será que vai acontecer? É interessante desde já assinalar que seria o segundo candidato a Vice com mais peso político do que o titular da chapa respectiva.

 
 
(Fontes:  O Globo, Folha de S. Paulo)

Nenhum comentário: