quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Tempos de Pizza

                                                

      Até tempos atrás, o que no Supremo se denomina a Ação Penal 470, e a opinião pública chama Processo do Mensalão, se pensava encaminhar-se, nos tardos passos da Justiça, para a condenação dos principais acusados, o que representaria marco na história brasileira, tão acostumados que estamos todos à geral gritaria e aos pífios resultados.
      Nascida em Nápoles, a princípio para alimento das classes mais pobres, a pizza, em Pindorama, além do forno vespertino a que é destinada para os programas noturnos do brasileiro, tornou-se o símbolo dos fracassos festivos. Dizem que o inocente prato, que se costumava servir em encontros de congraçamento quando davam em nada as comissões especiais de inquérito de Câmara e Senado, acabaria por imerecida ignominia para sempre associado ao malogro dos ditos trabalhos. De tanto repetir-se o “deu em pizza”, não é que a iguaria napolitana passou a ter mais uma abonação no dicionário – a de derrota. Sobrepaira esse tipo singular de pizza, ou a alegre incompetência, ou a sinuosa má-fé, não se podendo de resto excluir que ambas as características estejam presentes.
     Até tempos atrás, se pensara que a Causa do Mensalão estivesse por terminar e, para geral surpresa, na punição dos principais acusados. Ledo engano, ao que parece. Quem dá as cartas, se tem arte e não é bobo, sempre leva alguma vantagem. O governo de D. Dilma – aquela mesma que fez cara de amuo quando da posse do Ministro Joaquim Barbosa na presidência do STF – teve oportunidade de nomear mais dois ministros para o Supremo, para substituírem Cezar Peluso e Ayres Britto. O resultado dessas mudanças, o vemos agora, quando a popular condenação dos implicados no Mensalão parece caminhar, nas palavras do colunista da Folha Igor Gielow, no roteiro de que “barafunda vai se instalar, e a pizza ruma ao forno”.
     No cômputo dos Ministros, são cinquenta sessões, que não se encaminham para o desfecho dito provável até há pouco. Mas poder-se-ia esperar no Brasil das pizzas, com um plenário retocado, que se prefigurasse um outro placar ?
     Se importa não prejulgar – quatro já votaram a favor do embargos infringentes (Luis Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber (que surpresa!) e Dias Toffoli) e dois contra (o presidente Joaquim Barbosa e Luiz Fux) – as intervenções restantes, a começar pelo Revisor Ricardo Lewandowski, com o Decano Celso de Mello (que semelha pender para sufragar o acolhimento dos embargos infringentes) tornam quase impossível um resultado que não favoreça a causa do governo petista.
     Assim, se Gilmar Mendes vai votar contra, Carmen Lúcia penderia para o não, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello são imprevisíveis.
     Por isso, se o leitor está armado de alguma paciência – dada a loquacidade dos senhores ministros – a sessão de hoje à tarde pode constituir alternativa de emprego de tempo, posto que a torcida pela vitória da causa defendida pela maioria da opinião pública semelhe assaz prejudicada. Dadas as probabilidades contrárias serem grandes, não se recomendam apostas para o campo de Joaquim Barbosa.
     Ainda que gostasse de estar errado, o mais provável é que realmente a pizza esteja indo para o forno, como pressagia Igor Gielow.
      Agora, que todo esse esforço hercúleo – do Governo Dilma e de seu valeroso e incansável suporte[1] dentro da Corte – vá afinal prevalecer para depois virar vitória de Pirro,  já é outra estória.

 

(Fontes: O Globo, Folha de S. Paulo, Tevê Justiça)                      



[1] Imortalizado por genial charge de Chico Caruso.

Nenhum comentário: