segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Notícias em direto do Front

            

Reunificação das religiões católica e ortodoxa?

 

        O Papa Francisco  e o Patriarca Ecumênico Bartolomeu I, líder da Igreja Ortodoxa,  deram início ontem a um processo de possível reunificação dessas duas grandes religiões. O documento foi assinado na antiga Constantinopla,  sede tradicional da Igreja Ortodoxa Oriental.

        Diversas tentativas já foram feitas nesse sentido, todas elas malogradas. As diferenças entre os dois grandes credos – a Ortodoxa surgida com o Grande Cisma de 1054, na capital do antigo Império Romano do Oriente, que caíu com a tomada da cidade de Constantino pelos turcos em 1454 – são muito mais de ethos e de atitude do que propriamente de doutrina, o que, se se levar em conta a longa duração desta cizão, e a menor influência sobre os demais patriarcas do Patriarca Ecumênico de Constantinopla (hoje Istambul), não haveria surpresa se também essa tentativa não vingasse.

 

Beltrame ordena a busca dos assassinos de PMs  

         
      A contradição entre o avanço da política de pacificação, de que o Secretário de Segurança José Mariano Beltrame simboliza a continuidade e determinação,   o número de Polícias Militares assassinados pelo tráfico provoca mais do que inquietação  e sim alarme, conforme expresso por especialistas no ramo.

     Com os crimes do fim de semana ascendeu a 105 o número de PMs mortos em 2014, dezessete deles a serviço. Já em 2013, foram registrados 129 homicídios, com dezoito a serviço.

     Diante da onda de mortes – que atingiu na Maré o cabo do exército Michel Mikami, de 21 anos, que é o primeiro militar morto desde o início da ocupação desse complexo de favelas, pela Força de Pacificação, a cinco de abril de 2014 – o Secretário Beltrame declarou: “Precisamos de ações institucionais articuladas. Necessitamos do apoio do Legislativo, do Judiciário e do sistema prisional; de um trabalho forte nas fronteiras, de segurança primária e de um debate sobre a questão dos menores infratores.”

      Em outras ocasiões, o Secretário José Mariano Beltrame – que é  símbolo de unidade e de integridade nesse trabalho de combate à delinquência e ao tráfico – tem conclamado a sociedade a discutir a maioridade penal.

       Muitos vêem leniência da legislação nesse setor. Se o jovem com dezesseis pode votar para Presidente,  supõe-se que tenha discernimento no que tange à importância da vida. A participação de ‘de menores’ no papel de executores – em muitos casos para livrar os reais responsáveis pelo crime – deveria ser objeto de mais atenção.

 
Dos colunistas da Folha

 
       A sua contribuição em termos de espaço no jornal não era grande, se nos ativermos à página e a  importância que tinha para a Folha a segunda página, reservada à opinião.

       Pois a falta da Cantanhêde deixa um vácuo na página, eis que o leitor procura e não encontra a informação concisa, coerente, muitas vezes com alusões que lhe abriam outros caminhos, sem falar nas conexões e nas indicações oportunas, sumarentas de possíveis desenvolvimentos, que prendiam o frequentador habitual, ou não, do aludido espaço, e o fariam tornar em vezes subsequentes na busca do comentário irônico, na indicação da colunista bem-informada, que vai desfolhando a margarida de sua tarefa diária, sempre, ou quase sempre, deixando algo pendente nas entrelinhas, o que além de apimentar a estória será razão mais do que bastante para aí voltar nas páginas do futuro, seja próximo, seja mais afastado, que sabe aí estarão a espera-lo, em linhas sorridentes, por vezes irônicas, mas nunca chãs, nem desinformadas ou chochas.

 

( Fontes:  O Globo, Folha de S. Paulo )

Nenhum comentário: