terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Pinga Fogo


                                              

Contas de Dilma.  Técnicos do TSE encaminham a Gilmar Mendes relatório pedindo a rejeição das contas da campanha de Dilma. O Vice-presidente do TSE vê também “fortes indícios” de doação acima do limite legal por pelo menos cinco empresas

 

Petrobrás é processada por fraude nos EUA. Escritório de advocacia americano entrou com ação coletiva em nome de investidores, que compraram recibos – que representam ações da Petrobrás e são listados na Bolsa nova-iorquina. A ação alega que a estatal ‘superfaturou o valor de propriedades e equipamentos em seu balanço, inflou o valor dos contratos de construção’ e não revelou uma ‘cultura de corrupção’ na empresa. Junto com a queda nas cotações do petróleo (caíu a US$ 63,05 o barril). Também despencaram as ações preferenciais da Petrobrás (6,38%) e as ordinárias (6,2%).

 

Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, vê assalto à Petrobrás e defende troca de atuais diretores. Por sua vez, o Ministro Cardozo, da Justiça não vê razão para substituir diretores e chega a elogiar Graça Foster...

 

Jorge Hage, o Ministro da CGU, disse ser necessário que as estatais, como a Petrobrás, passem pelo controle interno do Poder Executivo. Hage está no cargo desde junho de 2006. Após dizer que apresentou a carta de exoneração para o próximo mandato, acrescentou que a sua pretensão é não ter a nomeação renovada. A conferir.

 

Pelé sai hoje do Hospital Albert Einstein.  Ele está internado desde 24 de novembro, quando foi detectada a infecção urinária. O estado de saúde piorou consideravelmente com o passar da semana, o que obrigou a sua transferência para a UTI. Na quinta-feira, 27, no momento mais difícil da internação, o seu estado foi classificado como grave, mas não critico. O maior jogador nacional e mundial teve de submeter-se à hemodiálise de seu único rim na sexta 28. No entanto, com o auxílio de antibióticos poderosos, ele pôde afinal dispensar o auxílio dos aparelhos. É com alegria que se deseja muita saúde ao grande Pelé – a crise renal pela qual passou mobilizou inúmeros jornalistas de diversos países, assim como as comunicações de milhares de fãs pelas redes sociais.

 

Termina em surdina a Comissão Nacional da Verdade. Amanhã, dia mundial dos Direitos Humanos, parecia assegurar um encerramento com a mesma ênfase que presidira à instalação da Comissão, em maio de 2012.  A abertura foi em audiência pública, com a presença de todos os ministros e dos três comandantes militares. O que começou com um rugido, termina com um sussurro, eis que os seis integrantes da Comissão – José Carlos Dias, José Paulo Cavalcanti Filho, Maria Rita Kehl, Paulo Sérgio Pinheiro, Pedro Dallari e Rosa Cardoso – serão recebidos em audiência fechada, às 9 horas da manhã. Nessa oportunidade, deverá ser entregue o relatório de dois anos e sete meses de trabalho com as apurações sobre graves violações de direitos humanos praticadas entre 1946 e 1988, com foco maior no período da ditadura militar, a partir de 1964. Dada a brutal diferença entre a inauguração – com a presença de quatro ex-presidentes e toda a nata do governo Dilma I – e o discreto encerramento, a narrativa do trabalho da Comissão e de seu significado deverá ser esmiuçado no futuro. Parece, desde já, oportuno que a comissão e a OAB realize na corrente tarde um encontro com vítimas da repressão e representantes das comissões de verdade estaduais. O circuito oficial incluirá visitas a Câmara, Senado e STF.

 

Uruguai acolhe seis detentos da Prisão de Guantánamo. Em acordo que surpreendeu o mundo, o governo uruguaio aceitou acolher um grupo de seis presos da prisão de Guantánamo – que, como é notório, está sob administração estadunidense. Já chegaram ao Uruguai quatro sírios (inclusive Jihad Diyab, que estava em greve de fome desde 2013 (achava-se submetido à alimentação forçada), um tunisiano e um palestino.  Segundo o Ministro da Defesa, Eleutério Fernandez Huidobro, os ex-detentos só não estão  ‘caminhando como qualquer pessoa’ pelas ruas, por realizarem exames médicos.

            O Ministro estimulou outros países a imitarem o exemplo uruguaio. Não obstante,  segundo a consultoria Cifra, 58% da população uruguaia  são  contra a sua acolhida pela República Oriental.

            Até o momento, não há maiores detalhes da negociação entre Washington e Montevidéu, nem da eventual participação do Presidente uruguaio, Pepe Mujica.

             Malgrado o destaque atribuído pela imprensa internacional ao recebimento de seis ex-detentos pelo Uruguai, inúmeros países têm recebido presos de Guantanamo, mas somente dois (Albânia e Eslováquia) o fizeram em número superior ao do Uruguai. Geórgia e Paulau também recebem seis, as Bermudas 4 e a Espanha e Suiça, três. Por outro lado, já na faixa simbólica, entre outros, Alemanha, França e Portugal dois, e por fim, um de Bélgica, Bulgária, Hungria e Letônia. Da América Latina, El Salvador (2) e da Africa,  Cabo Verde (1). Por sua vez, o Qatar  aceita cinco provisoriamente por um ano.

              

Fechamento de Guantanamo:  a  Promessa de Obama

               A administração Obama tem feito o possível para fechar a prisão de Guantánamo, e assim cumprir a promessa do 44º  Presidente americano, quando no início de seu primeiro mandato. Então – em 2009 e 2010 – Câmara e Senado estavam sob o domínio democrata. Depois da tunda da eleição intermediária de 2010, a Câmara de Representantes ficou sob o controle do GOP, e assim permanece por motivos sobejamente conhecidos, mesmo ao ensejo da reeleição de Obama em 2012. Agora, com o Senado com maioria republicana, a única saída para esvaziar Guantánamo seria pelo método conta-gotas que o Presidente vem tentando. A esperança está em que fiquem poucos detentos – aqueles mais perigosos – o que poderia reforçar a mão de Obama na negociação com o GOP, que afinal concordaria em que o remanescente fosse julgado em solo americano para agilizar a solução. Dada a desaparição do bipartidismo no atual cenário do Capitólio, a negociação não seria fácil. Contudo, se o Presidente lograr reduzir bastante o número de presos, a pressão sobre os republicanos seria mais forte e aumentariam as possibilidades de acordo para o fechamento da prisão. Provável, por enquanto, não é, mas poderá afinal tornar-se possível. A verificar.

 

(Fontes: Estado de S. Paulo, O Globo, Folha de S. Paulo, Site de O Globo)

Nenhum comentário: