segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Rescaldo do Fim de Semana

              

 
Críticas  a  Levy no PT e adjacências

 

      Pelo visto, há demasiados  petistas criticando as escolhas de D. Dilma. Talvez se não a burrice, a ideologia lhes tolde o entendimento. Dado o descalabro da gestão anterior, que foi dela mesmo, a Presidenta tem por agora que engolir em seco, e aceitar a medicação e algum sapo...

      Levy & Cia. não chegam por acaso. Ou se põem ordem na bagunça fiscal e se melhoram os dados básicos da economia, ou ...  aí estão Cristina viúva de Kirchner e Nicolás Maduro, que mostrariam aos descontentes – com uns neardentais de permeio, ainda com espaço nos jornalões – aonde iremos parar com mais estripulias e  mais estagflação ...

      Nessa hora, com os deuses do mercado, sobretudo o internacional, com coceiras para rebaixar-nos na avaliação das finanças, mal não faz que Dilma contrarie tudo o que disse nos debates presidenciais.

      Ou será que as vestais esqueceram a velha fórmula: ganhar com a esquerda e governar com a direita?

 

Ainda a Abreu e Lima

 

      Assim como Pasadena – e as incríveis perdas, impostas por executivos de cara lavada e despachos presidenciais tão estentóricos quanto sem sentido – a Refinaria Abreu e Lima, e suas copiosas irregularidades, o que mais surpreende é que tais assaltos à Viúva tenham subsistido indenes por tanto tempo.

      Rainha nos superfaturamentos, o que no consterna no caso dessa Refinaria é que operações para lá de dúbias tenham levado tanto tempo para afinal serem sustadas.

      Dizem agora que o Congresso não terá outro caminho senão aprovar a recomendação do TCU para que seja sustado o repasse de R$ 19,8 milhões para as obras de terraplanagem da Refinaria Abreu Lima em Pernambuco. O que surpreende é que tantos rumores de irregularidades nessa Refinaria por muito não foram suficientes para que pagamentos pra lá de dúbios fossem feitos.

      Será que agora Suas Excelências resolvem fechar a torneira ?

 
Mais um nas redes da Lava-Jato


       Afinal Adarico Negromonte Filho,  irmão do ex-Ministro das Cidades Mário Negromonte se entregou à Polícia Federal. Foragido da Lava-Jato há quinze dias – teve a prisão decretada pelo Juiz Sérgio Moro, da13ª Vara Federal, do Paraná. É acusado de levar malas de dinheiro do escritório do doleiro Alberto Youssef para políticos  e empresários integrantes do esquema.

           Sua advogada, Joyce Roysen,  pleiteia – porque o cliente tem quase setenta anos – que tenha a prisão temporária revogada. Por sua vez, o MPF deseja que Adarico tenha a prisão preventiva decretada, e com isso ficaria detido por tempo indeterminado.

 

Na  Mira  de  Tio  Sam

        

          Como se sabe, o famoso jeitinho brasileiro não funciona em terras de Tio Sam (e os que, por ignorância ou estultícia a ele recorrem em geral se arrependem). Não falo dos “perp walks” (passeios de perpetradores - de crimes) que é a utilização de grilhões em caminhada do acusado diante dos fotógrafos. Essa perspectiva, inventada pelo promotor público (District Attorney)  Rudolph Giuliani, deve dar calafrios nos suspeitos de crimes e contravenções.

         Nesse contexto, as declarações da procuradora-geral assistente do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, Leslie Caldwell, não é muito tranquilizadora para os corruptos (e suspeitos) de Lava-Jato e adjacências.

        Dentre os claros enigmas das propinas et al. na Petrobrás,  a situação da maior companhia nacional pode enquadrá-la em casos de extremo rigor da legislação americana, como, v.g., as empresas com ações ou ativos nos EUA, ou se porventura competem com empresas globais, como é o caso da Petrobrás. E as estranhas, atípicas transações para a aquisição do ferro-velho de Pasadena estão aí para aumentar tais possibilidades.

 
Campeonato Brasileiro

 

        Boa gestão, manutenção de plantel e bom técnico contribuem e muito para o bicampeonato do Cruzeiro (aliás, no meu entender, valoriza muito mais o clube determinar o título pela série imediata dos anos precedentes, do que ajuntar todos os campeonatos do passado, e apresentá-los como se fosse o resultado a ser festejado). Nesse caso, como em outros, diz muito mais da sua superioridade se nos ativermos à série imediata. É mais honesto, do que catar em décadas já esquecidas os galardões conquistados...

        Por sua vez, no extremo oposto, a situação do Botafogo não é fenômeno inesperado. Pelas inconstâncias em gestão, elenco e posição dos jogadores, infelizmente não surpreende a situação do time da estrela solitária.

        Quanto ao Vasco da Gama, a mediocridade marcou a atuação do técnico. Por sua vez, o time da cruz de malta teve grande regularidade no seu comportamento, como se não desejasse sair da Série B. Muito diversa desta feita a sua atuação, de sua última saída da Segundona, quando levantou a taça, e de forma indiscutível (no que imitara o Corinthians). 

           Desta vez, mereceu as vaias da torcida que lotou o Maracanã, a ponto de que o fraquíssimo Icasa, marcado para a série C, só não ganhou no último minuto por azar e por eventual intervenção de Sobrenatural de Almeida.

            Joel Santana gostaria de ficar, mas creio que se deveria procurar alguém com mais inventiva. Já o plantel – com as exceções de regra – reflete a gestão calamitosa de Roberto dito Dinamite, mas na verdade está mais para Buscapé.

            A torcida por sua vez aguarda ansiosa o novo Presidente. Será importante determinar com quem teremos de lidar: se aquele que nos deu o Brasileiro e perdeu o Mundial de Clubes por azar, ou se o das confusões que levaram o CRVG à sua primeira Segundona...

            

 ( Fontes:  O Globo,  Folha de S. Paulo )

Nenhum comentário: