terça-feira, 11 de novembro de 2014

Diário da Mídia (XXXI)

                                   

Fogo amigo


       Em declarações mais de representante de Lula da Silva, do que de  Secretário-Geral da Presidência,  Gilberto Carvalho disse à BBC de que o diálogo da Presidente Dilma Rousseff com a sociedade foi falho (sic).

       No entender do nominalmente subordinado à Presidenta, teria faltado a Dilma manter as relações que seu antecessor, o ex-Preside  nte Lula, teve com “os principais atores  na economia e na política” e atender às demandas dos movimentos sociais.

       No que parece já um trailer da campanha de 2018 – se merece crédito a candidatura de Lula da Silva a um terceiro mandato – o fiel escudeiro do ex-presidente declarou notadamente: “A reforma agrária e a questão indígena avançaram pouco. A reforma urbana não foi o que os movimentos esperavam.”

       Questionado se o governo teria fomentado tal postura ao governar com figuras como a senadora ruralista Kátia Abreu (PMDB-TO), o ministro disse que é ‘absurdo’ atribuir tal culpa ao Planalto. E, dentro de peculiar lógica, o representante de Lula foi em frente: “A direita cresce porque cresce. Se eu restringir minha base àqueles que pensam como nós, não aprovamos nenhuma lei. (...) Não foi por conta da Kátia Abreu que deixamos de avançar. Não avançamos porque faltou competência e clareza.”   

      Empoleirado na presidência, com o título de Secretário-Geral, caberia talvez perguntar para quem trabalha Gilberto Carvalho: para a Senhora Presidenta ou seria para Lula da Silva?

 

O longo processo de cassação de André Vargas

 

      Após a aprovação pelo Conselho de Ética da Câmara do processo de cassação do deputado André Vargas (PT/PR), por uma estranhíssima sucessão de faltas de quórum a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara tem seguidamente faltado ao seu dever regimental de apreciar o processo  desse deputado.

       Segundo teria transpirado, essa manobra de CCJ fica muito difícil de explicar, a menos que não seja causada por inconfessável projeto de PT e PMDB. É difícil imaginar que esses partidos possam estar envolvidos  no intento de evitar a cassação por falta de quórum na mais importante Comissão da Câmara.

       Com as seguidas – e estranhíssimas – faltas de quórum na principal Comissão da Câmara de Deputados, o que se logra além de trancar a pauta  do órgão de maior representatividade constitucional da Câmara ?

       Será que estariam pretendendo salvar in extremis o pescoço do deputado paranaense, sobre quem pesam graves acusações  no que tange à respectiva falta de decoro parlamentar ?

 

Investigações dos EUA sobre Petrobrás preocupam Governo

 

        Por que será que as investigações dos Estados Unidos sobre irregularidades na Petrobrás são as que mais preocupam o Governo Dilma?

        Caminham na terra de Tio Sam as investigações tanto do Departamento de Justiça  quanto as da SEC (agência  reguladora do mercado de capitais).

         A motivação oficial dos alegados temores teria a ver com a circunstância de que as apurações venham a interferir em negócios e investimentos da principal estatal brasileira com estrangeiros.

         O processo de ‘depuração’ na estatal, segundo ‘assessor presidencial’ pode ser mais profundo do que o imaginado diante das investigações da SEC e do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Dentro dessa postura,  não se descartaria na Petrobras uma nova troca de comando para sinalizar mudanças na empresa, o que poderia até levar a uma saída de sua atual presidente, Graça Foster.

          Depois das propinas, do estranho negócio da refinaria de Pasadena, e de tantas cositas más, pergunta-se por que ainda deverá passar a maior empresa pública brasileira...

 

(Fontes:  O  Globo,  Folha de S. Paulo )    

Nenhum comentário: