quinta-feira, 17 de julho de 2014

Putin e as pernas curtas da mentira


                       

        A tendência das pessoas honestas é a de acreditar em assertivas de boas intenções, mesmo que o comportamento pregresso do declarante esteja em contradição com tais propósitos.
        O leitor do blog se recordará que se registrou há pouco uma supostamente alvissareira disposição do governo Putin de não mais interferir nas questões internas da Ucrânia, nem de reforçar os separatistas de Donetsk e Luhansk, no oriente daquele país com ‘voluntários’ e equipamentos bélicos.

         Estaria o presidente de todas as Rússias, depois da ilegal anexação da Criméia, jiboiando a suculenta conquista? Na verdade, gospodin Putin pensava engambelar o Ocidente com uma suposta tardia conversão ao respeito aos direitos adquiridos e à boa convivência.

         Há de parecer primário que Vladimir Putin pense fazer o que bem entenda, enquanto chora lágrimas de crocodilo. Porque a superpotência tem meios de observação que discernem facilmente as tropelias desse senhor.

         O Presidente Barack Obama, em discurso na Casa Branca, declarou que “o governo russo precisa ver que suas ações tem consequências”. Por “violar a soberania da Ucrânia e continuar a apoiar separatistas”, dezesseis novas sanções foram aplicadas contra a Federação Russa. Malgrado as patranhas de não-interferência de Putin, as  sanções são ampliadas, mais duras e restritivas do que as precedentes. Até agora as sanções eram pontuais, direcionadas a autoridades russas (sobretudo as mais próximas do Presidente), com congelamento de ativos(contas) no exterior e recusa a pedidos de visto.

           Agora, há mais pimenta nas medidas punitivas. As sanções do governo Obama vão vetar em especial o acesso ao mercado de créditos superiores a noventa dias.  As empresas visadas poderão realizar apenas transações de curto prazo, com exclusão de empréstimos a médio e longo prazos.

           Os BRICS – grupo que inclui o R de Rússia – tinham um dia antes divulgado comunicado em que condenavam sanções econômicas sem o aval da ONU, o que é um recado claro aos Estados Unidos pelas rodadas anteriores de punição ao governo Putin.  Se o comunicado dos BRICS vinha a trazer água para o moinho de Putin, por quebrar-lhe o isolamento, o alívio do senhor do Kremlin terá sido passageiro. Com efeito, fazendo a Rússia parte do grupo, tanto a origem quanto o alcance do comunicado era assaz limitado. E a Casa Branca achou oportuno que Putin fosse confrontado com tal realidade, ao ser o anúncio das sanções feito de forma concomitante com a reunião dos BRICS em Fortaleza.

          Por outro lado, a condenação de sanções econômicas sem o aval das Nações Unidas esquece adrede a circunstância de que tais sanções jamais seriam aprovadas pela ONU, pelo simples detalhe de que como membro permanente do Conselho de Segurança a Rússia dispõe de direito de veto...

          Não é de hoje que a Rússia de Putin tem interferido em países como a Moldávia e a Geórgia, a pretexto de proteger minorias de fala russa nesses países. O ataque à Ucrânia demonstra o apetite do urso do Kremlin, eis que não há comparação entre a extensão do país de que Petro Poroshenko é o presidente, com os demais, arrebanhados como gado para integrarem a União Aduaneira de Moscou.              

           A Rússia, a despeito de arreganhar os dentes ocasionalmente, e dispor de arsenal termonuclear, não tem a extensão nem o poder político e econômica da antiga União Soviética que se derreteu no começo dos anos noventa, e que antes era havida como a segunda superpotência.

           Se a Federação Russa é apenas uma potência regional, como a alcunhou o Presidente Obama, então a sua capacidade de fazer o mal sofre restrições, que o ex-alto funcionário da KGB, Vladimir Vladimirovich Putin terá presente, a despeito de atividades em contrário. Não há dúvida que Moscou dispõe de trunfos apreciáveis, e são esses trunfos que explicam as tíbias sanções da União Européia (exportação energética, notadamente gás). Bruxelas acompanhou a iniciativa de Obama, mas cingiu-se a pedir que bancos de investimento suspendam acordos financeiros com a Rússia.

           Por outro lado, enganam-se aqueles que pensam serem as sanções americanas de pequena monta. A Rússia, malgrado os arreganhos imperialistas, atravessa um momento econômico-financeiro pouco favorável.  A economia está estagnada, e os índices de popularidade de Vladimir Putin podem despencar, se o cidadão russo sentir no bolso o custo e o peso de imiscuir-se nos assuntos internos de país vizinho.

           Como é notório, o meio financeiro se pauta pela prudência. Se as retiradas de fundos do mercado russo se acelerarem – à procura de ambientes não afetados por intervenções contrárias aos negócios como são as sanções – a posição de gospodin Putin continuará inexpugnável?

           Trocando em miúdos, Vladimir Putin pode espernear, mas em matéria de finanças a sua retaguarda está exposta. 

( Fontes:  Folha de S. Paulo, New York Times )  

Nenhum comentário: