quarta-feira, 2 de julho de 2014

Correio da Copa (XVIII)


                        

        A equipe argentina tem sido bafejada por adversários medíocres ou muito fracos (Bósnia, Irã, e agora a Suiça), o que pode ser um bônus ou enganosa vantagem.

        Por outro lado, se abstrairmos Messi, o supercraque, e Di Maria um bom jogador, a nossa eterna rival não tem nada de excepcional.

        Assim, todo o jogo portenho gira em torno de Messi, que é o grande maestro. Os suíços, com a sua mentalidade do ferrolho, organizaram marcação em torno de Messi, que funcionou até o cochilo de instante quase final da partida, quando passou bola à feição para o canhoto Di Maria.

       Já a Confederação Helvética é time muito limitado, com um jogador de certo nível (Shaquiri) e um bom goleiro (Benaglio). Por isso, perdia quase todas as bolas, por falta de domínio técnico mediano. Era fácil aos defensores argentinos impedir-lhe a  progressão já a partir do meio-campo.

      Diferença garrafal esteve na outra oitava-de-final, em talvez a melhor partida dessa Copa até agora.  A Bélgica dominou quase todo o tempo, com impressionante número de finalizações, mas o goleiro Howard fechava o arco. Somente na prorrogação, o técnico belga trouxe sangue novo – o centroavante Lukaku. Diante de jogadores exaustos, ao cabo de mais de cem minutos, a sua entrada tornou possível o primeiro gol, de De Bruyne, e em seguida o segundo, do próprio Lukaku.  Houve então o tento dos americanos, de Julien Green, no primeiro minuto do segundo tempo da prorrogação, o que trouxe para os catorze conclusivos muito suspense.

     O veterano Tim Howard – que fechou o gol nos dois tempos regulamentares -  foi eleito o melhor em campo, após fazer 16 defesas.

      Agora, segundo referem as estatísticas, os belgas enfrentarão os portenhos, como na Copa do México (1986).  Então, foram eliminados na semifinal com dois gols de Diego Maradona (2x0). Em poucos dias, em quarta-de-final, os diabos vermelhos enfrentarão a equipe azul e branco. Será que Lionel Messi continuará a carregar o time da Argentina nas costas?

 

( Fonte:  O  Globo )

Nenhum comentário: