sexta-feira, 4 de julho de 2014

As Obras do Mundial


                                        

         Superfaturadas, como no caso limite do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, mal-acabadas, como nos terminais dos aeroportos, incompletas (já se tornou rotina para dona Dilma inaugurar realizações nessas condições), e a corrupção misturada com a síndrome do Pan-americano e até mesmo a descarada negligência, as obras milionárias da Copa vinham até ajudando a dar ao Governo Federal um retrato retocado de  relativo zelo e competência em estruturar a infraestrutura do magno evento, que Lula da Silva legara à sua candidata de algibeira.

          Por isso, muito à brasileira – o que há de verdadeiramente acabado em todas as obras, e quantas foram deixadas de lado (por atrasos insanáveis) como o relatório do presidente do Tribunal de Contas da União evidencia – não obstante tudo isso, a opinião pública – como a última pesquisa do Datafolha o demonstra – se revela satisfeita com o que foi feito, e tal se reflete nos índices de popularidade da Presidenta.    

           Sem embargo – nas palavras de Gustavo Franco: ‘Gasto com a Copa é a metáfora exata das causas da inflação’ são espelho da irresponsabilidade fiscal do Governo – as obras do mundial passaram a apontar desde ontem para consequências bem mais graves do que as anteriores. Se a corrupção e seus efeitos deletérios já se entremostrava em muitos desses trabalhos, por primeira vez um viaduto de obra da Copa desaba e mata duas pessoas em Belo Horizonte (esse total pode ser ainda parcial, pois se presume haja outros infelizes debaixo da laje de concreto),

           O grande público tomou conhecimento do desastre no Jornal Nacional de ontem, pela voz de William Bonner. No entanto, por condicionamentos não precisados, esse tipo de anúncio tem em geral muitas omissões. Noticia-se a queda do viaduto, sem  mencionar sequer que se tratava de obra da Copa,feita para facilitar o acesso ao Mineirão – e que a firma encarregada, a Cowan, é também responsável por outro viaduto em Belo Horizonte, incluído no PAC da Mobilidade do Governo Federal e executado pela Prefeitura, o qual foi interditado em fevereiro por problemas estruturais.   

            Uma coisa são estádios mal-acabados, com banheiros deficientes e praças de alimentação mal-arranjadas, outra coisa e bem diversa, são grandes obras da chamada ‘mobilidade urbana’ que de repente desabam. Se há outras tragédias nesse campo – e os veteranos se recordarão no Rio de Janeiro do elevado da Paulo de Frontin – até o presente os efeitos seja da incompetência, da negligência e até da corrupção não se tinham manifestado de forma tão agressiva e antissocial.

            Não é só nas enchentes que correm as torrentes d’água – que faltam na Pauliceia e extravasam no Norte e no Sul – mas também nesses grandes eventos, com todo o seu potencial (para o bem e para o mal), como a Copa do Mundo, em que o rio do Letes[1] tem outro curso, decerto menos visível, mas não menos eficaz para os propósitos a que é chamado.

 

(Fontes:  Rede Globo, O Globo)



[1] Na Antiguidade grega o rio do Letes é o rio do Esquecimento.

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